quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Biblioteca digital dispõe documentos dos últimos 500 anos

Cerca de 1.200 documentos da cultura portuguesa dos últimos cinco séculos vão estar disponíveis a partir de 8 de janeiro na Biblioteca digital Luís de Camões, anunciou o Instituto Camões.

A biblioteca já abrigava importantes documentos históricos, mas de acesso restrito.
A partir do dia 8, passarão a estar acessíveis, sem restrições, cerca de 1.500 testemunhos culturais, incluindo textos literários, pautas musicais, ensaios, poemas e estudos científicos.
Também estarão disponíveis para consulta textos de grandes autores portugueses falecidos há mais de 70 anos, com obras de domínio público.

Para o Instituto Camões, "esta nova ferramenta em linha revela-se de importância decisiva para uma comunidade lingüística com mais de 220 milhões de falantes e também para um número crescente de pessoas que, em todo o mundo, se interessam pela cultura portuguesa e que pretendem estudar o português".

Argumenta ainda a instituição que "os dados conhecidos sobre a circulação do livro português nos Palop [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa] reforçam a extrema necessidade de uma ferramenta com estas características que, em articulação com os centros culturais e centros de língua portuguesa, poderá potenciar em grande medida o acesso à cultura portuguesa escrita".
O Instituto Camões é um organismo autônomo do Ministério português das Relações Exteriores.


Fonte: Jornal da Mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário