Em Dezembro, o Brincando na Rede, site educativo criado pelo Banco Real, lançou o caderno de atividades sobre educação financeira e consumo consciente voltado a pais e educadores. Eles terão acesso a conteúdo exclusivo sobre estes assuntos, com dicas, orientações e exercícios pedagógicos que aproximam os pequenos do tema finanças de forma didática, simples e divertida. A intenção é que as informações sejam utilizadas em casa ou em sala de aula. Para ter acesso a este material e a uma newsletter bimestral voltada ao público adulto, basta fazer o cadastro no link “Aos Pais e Educadores”.
“Essa é uma forma diferente de tratar um tema por vezes árduo: educação financeira. O nosso objetivo é auxiliar o educador para que ele possa incentivar as crianças em suas futuras escolhas financeiras e de consumo, ponderando diferentes aspectos e avaliando possíveis impactos no momento da tomada de decisão”, comenta Sandro Marques, Superintendente de Desenvolvimento Sustentável do Banco Real.
O material é produzido pela equipe do site Brincando na Rede em parceria com especialistas em educação financeira e consumo consciente do Banco Real, como a escritora infantil Cristina Von e os institutos Avisa-lá e Akatu. Dividido em duas partes, o conteúdo educativo tem quatro volumes e apresenta de forma interativa a teoria e propõe também atividades práticas, que podem ser aproveitadas por professores de diversas áreas (artes, educação física, história, português, entre outros) ou mesmo pelos pais e/ou responsáveis que tenham interesse em trabalhar o tema com as crianças.
A elaboração e o grau de dificuldade das atividades variam de acordo com a faixa etária, abordando os temas: . Volume 1: “A História do Dinheiro no Brasil e no Mundo” . Volume 2: “Os Bancos, Cheques, Cartões e Investimentos” . Volume 3: “A Mesada, Querer (versus) Precisar e Orçamento” . Volume 4: “Consumo Consciente e Desenvolvimento Sustentável”
Brincando na Rede - O Brincando na Rede foi criado em 2001 com o objetivo de oferecer um espaço na internet de entretenimento sadio, orientado à educação, para as crianças de 5 a 12 anos. Por meio de atividades lúdicas, favorece a criatividade, a imaginação e o raciocínio lógico. Hoje são mais de 300 mil usuários cadastrados, cerca de 18 mil colaborações por mês e 38 livros em sua biblioteca virtual.
Todo o conteúdo publicado é enviado como colaboração. As crianças são incentivadas a mandar contribuições para todas as seções do site: “Você Sabe?” (conhecimentos gerais), “Enigmas” (o que é, o que é), “Humor” (piadas em inglês e português), “Desenhando na Rede” (incentivo à criatividade e coordenação motora), “O Canto do Conto” (leitura e escrita) e “Quanto Vale” (educação financeira e consumo consciente). O material é sempre revisado sob critérios éticos e de respeito ao próximo.
Fonte: Portal Fator
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário