quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Livros de Aluísio Azevedo podem ser acessados de graça

Casa de Pensão e O cortiço - duas obras de grande relevância para o movimento naturalista no Brasil – estão disponíveis gratuitamente no portal Domínio Público. São 32 obras do escritor Aluísio Azevedo oferecidas no sítio, entre romances, contos, crônicas e peças de teatro.


Maranhense de São Luís, Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo começou a escrever em folhetins para sustentar a família. A primeira publicação, em 1879, foi o romance romântico Uma lágrima de mulher, que também pode ser baixado sem ônus no portal.

O uso da linguagem naturalista teve início pouco tempo mais tarde, em 1881, quando lançou O Mulato. Por tratar do preconceito racial, o livro, segundo a Academia Brasileira de Letras (ABL), causou escândalo entre a sociedade maranhense e inaugurou o estilo naturalista na literatura brasileira.

Em seguida, o autor mudou-se para o Rio de Janeiro onde observou as condições degradantes de vida nas casas de pensão, exploradas por imigrantes como os portugueses. Do interesse pelos agrupamentos humanos, surgiram as obras Casa de pensão (1884) e O cortiço (1890).

Em 1895 tornou-se diplomata. Por causa do trabalho, morreu na Argentina, em 21 de janeiro de 1913, aos 56 anos. O escritor foi fundador da cadeira número 4 da ABL .

Lançado em 2004, o portal Domínio Público oferece acesso de graça a obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação autorizada. Até dezembro de 2008, havia 3.544 obras cadastradas.


Fonte: O Norte de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário