sexta-feira, 10 de julho de 2009

OMS retoma o desenvolvimento da Global Health Library (GHL)


A Organização Mundial da Saúde (OMS) está retomando o desenvolvimento da Global Health Library (GHL) como uma das suas linhas de ação em gestão de conhecimento, de acordo com o marco de trabalho e plano de ação definidos para o período de 2008-2012.

A GHL tem como objetivos principais ampliar e fortalecer as capacidades dos países na coleta, organização, publicação, acesso e disseminação da informação científica atualizada e de qualidade. Desta forma, a GHL visa contribuir para dar resposta mais eficiente às necessidades dos sistemas nacionais e regionais de saúde operados com base em informação, conhecimento e evidências científicas atualizadas e contextualizadas.

Como parte do processo de fortalecimento da GHL, a OMS está realizando uma avaliação sobre o conceito e o desempenho da GHL. A princípio, a avaliação foi conduzida internamente com a participação das unidades de gestão de conhecimento dos escritórios regionais da OMS. Em seguida, a OMS realiza uma consulta pública entre as comunidades de bibliotecas e informação, como público-alvo principal, para avaliar o desempenho do portal da GHL, identificar prioridades dos usuários atuais e potenciais da GHL. Participe também da enquete online:

Acesse o questionário disponível em inglês, espanhol ou francês.

A proposta de estabelecimento da GHL foi publicamente lançada em setembro de 2005, durante os eventos 9º Congresso Mundial de Informação em Saúde e Bibliotecas (ICML9) e o 7º Congresso Regional em Informação e Ciências da Saúde (CRICS7), realizados em Salvador, Bahia, Brasil.

Para implementar a GHL nos anos seguintes, a OMS preparou o marco de trabalho da GHL, que foi aprovado na reunião do Knowledge Management Global Leadership Team da OMS realizada no Cairo, Egito, de 5 a 7 de novembro de 2006. O documento estabelece o conceito de uma biblioteca global, seus princípios, estrutura operacional e governança, assim como seu respectivo plano de ação.

A preparação do marco de trabalho foi realizada de forma coletiva em um processo envolvendo representantes de todos os Escritórios Regionais da OMS, e conduzido pela OMS, por meio da área de Knowledge Management and Sharing (KMS).

Como parte do plano de trabalho de implantação da GHL, o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), em cooperação com a área KMS da OMS, desenvolveu o portal da GHL com base na plataforma da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e realizou três seminários com a participação de representantes dos escritórios regionais da OMS na África, Mediterrâneo Oriental, Pacífico Ocidental para a disseminação do conceito, metodologias e tecnologias para a implantação da GHL nas regiões.

A avaliação em curso deverá colher informação, idéias e recomendações que subsidiarão a OMS no processo de renovação e fortalecimento da GHL.

Fonte: Newsletter BVS

Nenhum comentário:

Postar um comentário