sábado, 1 de agosto de 2009

Guia Pesquisa Mundi - Bases de dados Nacionais




Biomédicas

Bireme
BIREME é um Centro Especializado da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), estabelecido no Brasil desde 1967, em colaboração com o Ministério de Saúde, Ministério da Educação, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e Universidade Federal de São Paulo.

Contém:
LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
LILACS é uma base de dados cooperativa do Sistema BIREME e que compreende a literatura relativa às Ciências da Saúde, publicada nos países da Região, a partir de 1982. Contém artigos de cerca de 670 revistas mais conceituadas da área da saúde.
MEDLINE
MEDLINE é uma base de dados da literatura internacional da área médica e biomédica, produzida pela NLM (National Library of Medicine, USA) e que contém referências bibliográficas e resumos de mais de 4.000 títulos de revistas publicadas nos Estados Unidos e em outros 70 países.
ADOLEC - Saúde na Adolescência
ADSAUDE - Administração de Serviços de Saúde
BBO - Bibliografia Brasileira de Odontologia
BBO é uma base de dados de literatura nacional na área de saúde oral, a partir de 1986.
BDENF - Base de Dados de Enfermagem
BIOÉTICA
HISA - História da Saúde Pública na América Latina e Caribe
HOMEOINDEX - Bibliografia Brasileira de Homeopatia
LEYES - Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe
MEDCARIB - Literatura do Caribe em Ciências da Saúde
REPIDISCA - Literatura em Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente
PAHO - Acervo da Biblioteca da Organização Pan-Americana da Saúde
WHOLIS - Sistema de Informação da Biblioteca da OMS
DESASTRES - Acervo do Centro de Documentação de Desastres

Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária – BDPA
A coleção Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária – BDPA tem por objetivo contribuir para o cumprimento da missão institucional da Empresa, que é "Viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, com foco no agronegócio, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira".

Localizador de Informação em Saúde - LIS
O Localizador de Infornação em Saúde (LIS) é o portal da Biblioteca Virtual em Saúde que contém o catálogo de fontes de informação em saúde disponíveis na Internet e selecionadas segundo critérios de qualidade. Descreve o conteúdo destas fontes e oferece links para as mesmas na Internet.
A metodologia LIS é resultado da cooperação técnica entre o Centro Nacional de Información de Ciencias Médicas (CNICM), a Red Telemática de Salud de Cuba (INFOMED) e a BIREME.
A metodologia segue normas e formatos internacionais já amplamente adotados em bibliotecas e centros de documentação e em uso atualmente na Internet. É baseada no GILS (Global Information Locator Service) e no formato Dublin Core, com alguns campos de dados adicionais.

Periódicos Eletrônicos em Psicologia - Pepsic
Reúne uma coleção de revistas científicas em Psicologia e áreas afins.É fruto da parceria entre a Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi) e a Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia – ABECiP.Tem como meta ampliar o acesso à produção científica em Psicologia e áreas afins através da publicação de periódicos em formato eletrônico e sua disponibilização gratuita na Internet.

Plantas Medicinais
O site foi desenvolvido por pesquisadores da USP tem como objetivo de divulgar o uso das plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Indica Bibliografia sobre o assunto, disponibiliza trabalhos acadêmicos

Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde
Organizado em forma de catálogo, o Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da BVS oferece informação sobre a descrição bibliográfica dos títulos, a disponibilidade do formato eletrônico e as coleções das bibliotecas que cooperam com o Catálogo Coletivo SeCS.

Revistas Médicas - UNIFESP
Revistas Médicas de Acesso Gratuito
Página organizada por Daniel Sigulem, Chefe do Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo.

SciELO Saúde Pública
SciELO Saúde Pública é uma biblioteca eletrônica online de revistas científicas em saúde pública. Tem por objetivo prover o acesso universal e integrado às revistas científicas em saúde pública relacionadas com os países Ibero-americanos.
A biblioteca SciELO Saúde Pública utiliza a Metodologia SciELO desenvolvida em conjunto pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e pela BIREME - Centro Latinoamericano y del Caribe de Información en Ciencias de la Salud de la Organización Panamericana de la Salud.

Sistema Brasileiro de Documentação e Informação Desportiva - SIBRADID
O Sistema Brasileiro de Documentação e Informação Desportiva - SIBRADID é uma rede de informações cuja Unidade Central, está sediada na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.
A parceria com Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa ( denominados Centros Cooperantes) é realizada através da assinatura de convênios de Cooperação Técnica.
O principal serviço do Sistema é disponibilizar, através da Internet, as seguintes Bases de Dados:
- SIBRA - Base de Dados Bibliográficos Nacional - contém referências bibliográficas da produção científica nacional (monografia, artigo de periódicos, capítulos de livros, anais de congressos, dissertações e teses).
- THES - Sport Thesaurus - Tesauro bilíngue (versão português-inglês) contendo os descritores da área desportiva.

Exatas

Coruja - Eprints - Instituto de Matemática e Estatística - USP
Este repositório foi implementado através do software eprints.org, um sistema de arquivamento livremente distribuído disponível no website eprints.org.
Outras instituições são convidadas (e encorajadas) a criar seus próprios repositórios, onde os autores possam disponibilizar seus trabalhos, utilizando o software eprints.org, utilizado neste site.

Pré-Publicações - IMPA




Humanas

Ação Educativa
O Centro de Documentação e Informação da Ação Educativa é responsável pela coleta, organização e disseminação de informações sobre educação de jovens e adultos e juventude. Considerado um dos maiores acervos da América Latina, o CDI dispõe de um banco de dados com mais de 15 mil referências, que pode ser consultado on line, além de inúmeros links que abrangem as áreas de educação e juventude.

O CDI reúne informações produzidas pela própria Ação Educativa, além das fornecidas por uma rede consolidada por renomadas instituições educacionais, pesquisadores, centros de pesquisas, fundações, ONGs e movimentos sociais e populares. Aberto ao público, o CDI também presta serviços como levantamento, normalização e comutação bibliográfica.

Banco de artigos - Instituto de Economia - UNICAMP
O debate econômico é estimulado por meio de artigos.
Esta seção é reservada a artigos pontuais dos docentes do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. São breves análises conjunturais, comunicações, comentários, polêmicas teóricas, resenhas bibliográficas, dicas de ensino, etc. Alguns foram publicados em jornais e revistas.
Em caso de reprodução, solicita-se a citação da fonte.
Os artigos estão classificados por autor e assunto. Versam sobre: conjuntura econômica; desenvolvimento econômico e social; economia internacional; economia do trabalho; economia agrícola e ambiental; economia industrial e da tecnologia; economia urbana e regional; economia monetária e financeira; história econômica; teoria econômica; econometria; resenha bibliográfica.

Banco de dados do Instituto de Economia Agrícola - IEA
O Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), é uma instituição que pesquisa, analisa e divulga informações de qualidade, para atender as necessidades dos diversos setores dos agronegócios de São Paulo.
São mais de 60 anos, que ligam, de um lado, a tradição e do outro a evolução, a linguagem do século 21 envolvida pela preocupação com a qualidade dos serviços prestados. É assim que o IEA contribui para o desenvolvimento econômico.

Bancos de Dados do Iphan
Os inventários aqui apresentados integram o Sistema Nacional de Informações Culturais/SNIC, do Ministério da Cultura /MinC, atendendo aos compromissos assumidos no Forum de Ministros da América Latina e Caribe de implementar o Sistema de Informações Culturais na América Latina e Caribe/Siclac.
Foram escolhidos seis sistemas para, numa primeira etapa, serem disponibilizados via Internet. O primeiro deles é o Cadastro dos Bens Culturais Procurados, e tem sido utilizado como instrumento de apoio, num esforço conjunto entre Iphan, ICOM e Interpol, na luta contra o tráfico ilícito de bens culturais. Os outros cinco, desenvolvidos com o apoio do MinC, são: o Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos, o Inventário Nacional de Bens Imóveis em Sítios Urbanos Tombados, o Guia dos Bens Tombados, o Acervo Iconográfico e a Rede Informatizada de Bibliotecas do Iphan. Todas essas bases de dados estão acessíveis para pesquisa podendo ser consultadas a partir do nome do bem, de seu estado de origem, de palavras chaves como: categorias dos bens, nomes populares, etc.

Banco de Dados Políticos das Américas
Banco de Dados Políticos das Américas é um projeto não-governamental on-line que contém materiais de referência, legislação, estudos comparados de dados estatísticos sobre os países do continente americano.

Centro de Informação e Biblioteca em Educação - Cibec
O Centro de Informação e Biblioteca em Educação - Cibec é responsável pela disseminação de informações educacionais. Essas informações podem ser primárias (produzidas pelo próprio Inep), secundárias (fornecidas por instituições educacionais públicas e privadas) e terciárias (informações primárias e secundárias que receberam tratamento ou agregação de valor).

Diálogo Científico
Este sistema utiliza o software GNU EPrints, de livre distribuição disponível em eprints.org.
Outras instituições que desejarem instalar os Arquivos Abertos, estão convidadas a utilizar o GNU EPrints.

Disco
Base de dados contendo informações sobre o acervo musical brasileiro, em discos de 78 rpm, gravados no Brasil no período de 1902 a 1964. Fundação Joaquim Nabuco.

Edubase
Base de dados de artigos de periódicos nacionais em Educação, desenvolvida e criada pelo bibliotecário-diretor da Biblioteca da Faculdade de Educação da UNICAMP, desde setembro de 1994. Constam também na base, além de artigos de periódicos: anais de eventos, relatórios técnico-científicos, textos e capítulos de livros relacionados à Educação, e outros.

Freyre
Base de dados bibliográfica contendo parte significativa da produção intelectual do escritor Gilberto Freyre, e o que foi publicado sobre ele e sua obra, inclusive em artigos e matérias de jornais desde 1917. Fundação Joaquim Nabuco.

Gibindex
Fundado em 1997 o GibIndex é o mais antigo portal brasileiro exclusivamente dedicado às histórias em quadrinhos. Este não é um portal de notícias (embora eventualmente traga algumas) sendo focado na popularização, estudo e preservação da história dos quadrinhos, seus autores, personagens e editoras.Nossa principal seção é a ENCICLOPÉDIA que conta hoje com mais de 600 verbetes e é constantemente atualizada, mas você também vai encontrar no GibIndex uma CRONOLOGIA com datas marcantes para o mundo dos quadrinhos, referências sobre SELOS, FILMES, peças de TEATRO, e muitas outras mídias que buscam inspiração nas HQs, um índice para REPORTAGENS publicadas em diversoas veículos da imprensa a até uma BIBLIOGRAFIA com livros, artigos e teses.

IPEAData - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA
IPEADATA é uma base de dados macroeconômicos sobre o Brasil organizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Contém mais de 5000 séries – sendo 2500 de uso público com acesso gratuito na Internet.

Orientador Adviser
O Orientador/Adviser na Internet é composto de 2 infobases: IBBA - Índice Brasileiro de Bibliografia de Administração e IBBE - Índice Brasileiro de Bibliografia de Economia. A base de dados, cujo objetivo é o apoio à pesquisa e estudos em geral, foi desenvolvida utilizando o software Folio Views.

A versão do Orientador/Adviser na Internet está estruturada com dados de anos mais recentes. Esta versão está sendo disponibilizada para que os adquirentes do CD-Rom possam acessar informações atualizadas.

Núcleo de Recepção e Informação de Dados Ambientais do Litoral Norte
No litoral norte do Estado de São Paulo, a demanda de informações sobre as condições ambientais é grande, principalmente devido às atividades básicas da economia regional como o turismo, a exploração dos recursos marinhos, a agricultura, e a segurança da navegação marítima em geral (pesca e cabotagem). Devido à importância desta região está sendo formado o núcleo de recepção, tratamento, divulgação, e armazenagem de informações ambientais denominado Núcleo de Recepção e Informação de Dados Ambientais do Litoral Norte (NRIDALN), com uma estrutura necessária para atender às demandas da sociedade e dos setores produtivos atuantes na região.

Repositórios Institucionais em Ciências da Comunicação - Reposcom
Reposcom - Repositórios Institucionais em Ciências da Comunicação
Repositórios institucionais da produção técnico-científica lusófona com acesso a texto completo
Mais de 7000 textos e referências na área de comunicação.

Sistema IBGE de Recuperação Automática SIDRA
Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA . Os principais resultados do SINAPI (preços de materiais, salários, custos de projetos, custos médios, índices) podem ser acessados através deste site, ou também via "Indicadores IBGE" (publicação mensal). Estando no site do IBGE, na tela específica do SINAPI, o acesso é feito clicando-se em "Comentários" onde são apresentados os resultados mais recentes e em "Séries Históricas" para resultados anteriores. Além das tabelas , o SIDRA também oferece outras modalidades de apresentação dos resultados através das seguintes opções: obter ranking; gerar gráfico e gerar cartograma. O SIDRA possibilita a divulgação dos resultados das pesquisas, de forma automática, através de e-mail enviado ao usuário na data em que os dados são liberados para a imprensa e público em geral. Para tanto, é necessário o cadastramento que pode ser feito pelo usuário, clicando em "Lista Conjuntural"


Social and Human Sciences Online Periodicals - UNESCO
Base de dados mantido pela UNESCO com 700 periódicos científicos de acesso gratuito e textos integrais, nas áreas de Ciênciais sociais e humanas.

Multidisciplinar

Bases de dados brasileiras na Internet
Bases de Dados Brasileiras na Internet é um serviço de informação criado pelo Prossiga - Programa de Informação para Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, que visa reunir e facilitar o acesso aos arquivos eletrônicos da produção científica nacional, disponibilizados na Internet.

Busca Livro - CBL
Acessar a lista completa dos livros lançados neste mês ou em outros períodos, descobrir os nomes das obras de um autor disponíveis no mercado e até mesmo levantar os títulos do catálogo de uma editora. Essas são algumas das principais vantagens oferecidas pelo Busca Livro CBL, uma moderna ferramenta de pesquisa que a Câmara Brasileira do Livro (CBL) coloca à disposição do mercado e dos leitores. Ao todo, estão disponíveis informações de mais de 255 mil títulos produzidos no Brasil. As buscas podem ser realizadas no site http://www.cbl.org.br/ de cinco maneiras diferentes, dependendo da preferência do internauta ou da informação que ele dispõe para iniciar a procura. O resultado da pesquisa aparece em uma tela única, contendo nome do livro, autor, editora, ISBN e data de lançamento. Ao clicar no título, uma outra página se abre, disponibilizando capa e sinopse. As informações e os dados dos livros são fornecidos pela distribuidora Superpedido, que possui um banco de dados atualizado diariamente por uma equipe especializada.

Cadastro das Livrarias do Brasil
O Cadastro de Livrarias do Brasil é um dinâmico canal de pesquisa on-line que disponibiliza gratuitamente dados de livrarias de todas as regiões país.
São informações importantes que agregam grande potencial no desenvolvimento de negócios da cadeia produtiva do livro, estreitando o relacionamento entre editoras, livrarias, distribuidores e o consumidor final.
Essa valiosa ferramenta de trabalho permite pesquisar os números de pontos de venda da livraria, as áreas de especialização, o tempo de atuação no mercado, metragens, localização e contatos, entre outros dados relevantes.
As buscas podem ser feitas utilizando-se diversos parâmetros, tais como nome comercial, razão social, tipo de livraria, cidade em que está localizada e se a livraria trabalha com importação e/ou exportação de produtos.

Catálogo Coletivo Nacional - CCN
Disponibiliza dados de publicaçäes seriadas, nacionais e estrangeiras, e suas respectivas coleçäes que compäem os acervos das bibliotecas participantes da Rede CCN. Cada registro contém os dados do título, siglas das bibliotecas e os dados de coleçäes. O CCN também indica o endereço eletrônico das revistas que disponibilizam, gratuitamente, os artigos em texto completo na internet.

LivRe!
LivRe! é o portal desenvolvido pela CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear, através do CIN - Centro de Informações Nucleares, para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre na Internet.Os periódicos incluem revistas científicas (journals), revistas de divulgação científica (magazines) e boletins técnicos (bulletins/newsletters).Os periódicos de acesso livre se enquadram em diversas categorias:acesso público livre a todos os números e a todos os artigos; a maior parte dos títulos existentes no LivRe! enquadra-se nesta categoria; acesso mediante registro individual sem custos; acesso livre somente por um período determinado a partir da data de publicação online; acesso livre somente após decorrido determinado período da publicação; acesso livre parcial, isto é, apenas para parte dos artigos. Para cada periódico são registrados a cobertura temporal, o idioma, as fontes onde é indexado, se os artigos são avaliados pelos pares (peer reviewed), comentários opcionais e a descrição feita pelo editor da publicação.Além da apresentação dos periódicos por letra inicial do título, podem ser feitas buscas por palavras do título e por área do conhecimento segundo a classificação do CNPq, utilizada também no Portal de Periódicos da CAPES.As buscas podem ser refinadas especificando-se a seleção somente de títulos avaliados pelos pares (peer-reviewed) e/ou somente títulos indexados em alguma fonte secundária.Sua colaboração com sugestões são essenciais para aprimorarmos o LivRe!. Fale com a gente: indique novos periódicos para inclusão, sugira novos recursos ou corrija as falhas que identificar.

Periódicos - CAPES
Professores, pesquisadores, alunos e funcionários de 152 instituições de ensino superior e de pesquisa em todo o País têm acesso imediato à produção científica mundial atualizada através deste serviço oferecido pela CAPES.
O Portal .periodicos. CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 9095 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.

Portal de Acesso Livre da CAPES
O portal de acesso livre da CAPES disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na Internet selecionados pelo nível acadêmico, mantidos por importantes instituições científicas e profissionais e por organismos governamentais e internacionais.

Programa Biblioteca Eletrônica - ProBE
O Programa Biblioteca Eletrônica - ProBE é uma biblioteca virtual de textos completos de artigos de periódicos científicos internacionais, com vistas a contribuir para o desenvolvimento da pesquisa.
Programa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

SciELO Brasil
A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.O Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.Com o avanço das atividades do projeto, novos títulos de periódicos estão sendo incorporados à coleção da biblioteca.

Um comentário: