sábado, 1 de agosto de 2009

Guia Pesquisa Mundi - Biblioteconomia e Ciência da Informação




American Library Association - ALA

Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Abecin
A ABECIN é uma entidade constituída com a finalidade de assegurar o debate sobre a formação de pessoas comprometidas com a manutenção e a ampliação de um corpo profissional atuante nos campos das práticas da Ciência da Informação. Como qualquer outra entidade que congrega instituições e profissionais voltados à formação de recursos humanos em nível universitário, sua missão guarda relação direta com o conjunto de interesses e visões de mundo e com o ideário de permanência desse corpo profissional na sociedade.

Biblioteca Nacional

Câmara Brasileira do Livro - CBL
Fundada em 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma entidade independente, sem fins lucrativos, com a missão de estimular a leitura no País, promover a indústria e o comércio do livro e defender os interesses de seus associados. Reúne editores, livreiros, distribuidores e profissionais de venda direta e desenvolve uma série de atividades e eventos, para difundir a produção editorial brasileira.

Classificação Decimal do Direito

Conselho Federal de Biblioteconomia - CFB

Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos - CPBA
O Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos - CPBA tem o objetivo de ampliar o conhecimento a preservação dos acervos documentais por meio de um programa de informação e intercâmbio. Suas atividades se realizam em cooperação com um grande número de instituições.
Esta página pretende reunir e disseminar o conhecimento atualizado sobre a preservação de documentos e registros em papel, som, filme, fotografia e meio digital.
A Conservação Preventiva é vinculada a muitas áreas de conhecimento. Contribua para a preservação de nossos acervos, compartilhando a sua experiência e transformando este espaço em uma plataforma para o intercâmbio e a informação.

Digital Library Federation
In the digital library, collections are transformed through the integration of new formats, licensed content, and third-party information over which the library has little or no direct curatorial control. Collection strategies and practices are not yet fully developed to take account of these changing circumstances, nor are their legal, organizational, and business implications fully understood.

Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições - FEBAB
A FEBAB, fundada em 26.07.1959, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de São Paulo, com prazo de duração indeterminado.
É constituída por entidades-membro - associações e sindicatos de bibliotecários e cientistas da informação, instituições filiadas e pelos órgãos: deliberativos - Assembléia Geral e Conselho Diretor; executivo – Diretoria Executiva; de fiscalização – Conselho Fiscal; de assessoria – Comissões Brasileiras e Assessorias Especiais.

Gnuteca
Sistema de gestão de acervo, empréstimo e colaboração para bibliotecas.

Guia de Biblioteconomia

Library of Congress

Portal de Referência - NDC - UFF

Portal é um serviço de informação em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação. E ainda um serviço de referência, voltado aos que desejam localizar e consultar fontes de referência e sítios de serviços de informação.Autor: Serviço de Informação Referencial. Núcleo de Documentação. Universidade Fluminense.

Revista Ciência da Informação
Publicação quadrimestral de trabalhos inéditos relacionados a Ciência da Informação ou que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre as atividades do Setor de Informação em Ciência e Tecnologia, publicada pelo IBICT. Orgão do Ministério da Ciência e Tecnologia-MCT. A revista é multilíngüe, publica trabalhos em português, espanhol, inglês e francês. O título abreviado da revista é Ci.Inf., forma que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Revista Arquivística.net
Espaço democrático e autônomo de disseminação do conhecimento, troca de opiniões e críticas no campo da Arquivística e Ciência da Informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário