Hoje a internet desempenha um papel fundamental na educação, disponibilizando uma infinidade de publicações, artigos e referências para consulta. Diversos sites são verdadeiras bibliotecas virtuais, sempre atualizadas e disponíveis a qualquer momento. Aproveito a coluna de hoje para dar algumas dicas dessas páginas, que considero bastante úteis.
Google Acadêmico – Serviço do Google para pesquisa em artigos e teses acadêmicos. É uma importante ferramenta de buscas e que deve fazer parte dos favoritos de todos os estudantes universitários.
Bireme - Biblioteca virtual ligada à área da saúde e diversas redes de pesquisa científica.
BV-CDI - Biblioteca Virtual da Fapesp, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo. Dispõe de vários artigos ligados às mais variadas áreas de conhecimento.
Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo – Serviço que indexa diversos artigos , inclusive conteúdos para estudantes do ensino fundamental. Neste site tem um artigo muito bom sobre como pesquisar na internet, que recomendo a leitura. Claro que não posso deixar de falar de uma das primeiras colunas que escrevi no G1 sobre funções avançadas do Google.
Scielo (Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) - Outro importante repositório de artigos ligados a diversas áreas de conhecimento.
Direito do Estado – Site com artigos da área Jurídica.
Buscalegis – Biblioteca do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina.
Domínio Publico – Portal que agrupa textos, arquivos de áudio, imagens e vídeos de domínio público.
Fernando Panissi é especialista em tecnologia e internet, formado em Sistemas de Informação com extensão em gestão. É professor universitário e ministra cursos de extensão em desenvolvimento de sistemas. Vive a internet e suas excentricidades desde 1995 e, nesta coluna, irá compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre os mais variados temas ligados à internet, computação e tecnologia. Também tira as dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário