quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Buscador ecológico planta árvores de acordo com número de pesquisas
Criadores do eco4planet plantarão uma muda a cada 50 mil buscas; tela preta do site promete redução de energia em relação ao Google.
A TI Verde chegou aos buscadores. Lançado em agosto, o eco4planet é um mecanismo de busca “ecológico”, baseado na Google Custom Search, a ferramenta do portal que permite a personalização da busca.
Os criadores do site prometem plantar uma árvore a cada 50 mil buscas realizadas por meio do eco4planet. A página inicial apresenta um contador das pesquisas, e o blog do buscador mostra fotos de cada muda plantada desde o início da campanha.
Por possuir fundo preto, o buscador também garante economia no gasto de energia e arrisca um cálculo: um monitor utiliza até 20% menos energia para exibir uma tela preta se comparado à branca.
Considerando as mais de 2,55 bilhões de buscas diárias realizadas no Google com tempo médio suposto em 10 segundos por pesquisa e a proporção de monitores por tecnologia utilizada, o buscador de fundo preto representaria uma economia anual de mais de 7 milhões de Kilowatts por hora.
Uma iniciativa parecida foi lançada pelo Greenpeace em junho deste ano. Um software, chamado Black Pixel, instala um quadrado preto no canto superior da tela do monitor a fim de reduzir ligeiramente o consumo de energia. A redução só ocorre em monitores de tubo. Telas de LDC não apresentam alterações no consumo em relação às cores apresentadas.
Por meio do perfil do eco4planet no Twitter é possível acompanhar as datas e locais de plantio das árvores.
Fonte: IDGNow
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário