sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Projeto "Stella" promove o bom ensino das ciências na Europa


Portugal é um dos cinco países parceiros desta plataforma que tem o apoio da Comissão Europeia

Projecto promove as «boas práticas» no ensino das ciências

Desenvolvido com o objectivo de contribuir para a melhoria do ensino das ciências, o projecto «Stella» nasceu no âmbito do «Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida» com o suporte da Comissão Europeia.

Em conversa com o «Ciência hoje», Rafael Santos, Director de Serviços da Direcção Regional de Educação da Madeira, o parceiro português deste projecto europeu, explicou que o Stella funciona como “um catálogo de divulgação da cultura científica”.

A parceria do projecto «Stella» (Science Teaching in a Lifelong Learning Approach) inclui organizações públicas e privadas de vários países europeus. Além de Portugal participam a Alemanha, Bulgária, França e Itália. O portal (www.stella-science.eu ) é a base e o ponto de encontro do trabalho desenvolvido em cada uma das instituições. “Cada parceiro promove as iniciativas, sendo o portal a ponte entre acções promovidas”, esclarece Rafael Santos. Todos os envolvidos no ensino das ciências podem aqui “partilhar, cooperar, comunicar e trocar ideias e experiências sobre metodologias de ensino e aprendizagem”.

A igualdade de género está contemplada no «Stella»O projecto “não se envolve directamente nas iniciativas”, apenas as divulga e “fornece ferramentas para ajudar os professores a desenvolverem-nas”. Disponibiliza, por exemplo, guiões-modelo para apresentações em power point, para a criação de blogues e de vídeos.
Boas práticas de ensino
Outra das valências do portal é a possibilidade que dá aos professores de puderem conhecer e colaborar com profissionais de outros países. Quer também contribuir para o conhecimento das políticas europeias nesta área. A promoção da participação da mulher nas áreas científicas está igualmente contemplada no projecto. “Esta é uma das directrizes europeias para a igualdade de oportunidades de género”, explica. O item «Mulheres e Ciência» está disponível no site dentro da área das «Comunidades».
O «Stella» pretende ainda alargar os resultados do anterior projecto europeu GRID (Growing interest in the development of teaching science) enriquecendo e desenvolvendo o catálogo de «Boas Práticas» de ensino, já criado, e disseminando-o por toda a Europa.

Fonte: Ciência Hoje - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário