Workshop no Rio apresenta herbário virtual que vai disponibilizar registros de inúmeras espécies naturais para estudo (Foto: Gilvan Souza / Entrelinhas )
Herbário virtual terá mostra da coleção de Saint-Hilaire.Evento de ciência incentiva integração entre França e Brasil na UFRJ.
Nove cadernos com anotações preciosas do botânico Auguste de Saint-Hilaire e imagens das 30 mil amostras coletadas durante viagens e pesquisas estarão disponíveis no “Herbário Virtual A. de Saint-Hilaire”, um site eletrônico que está em fase de produção. A data do lançamento ainda não foi divulgada.
O objetivo é reunir várias informações de importância histórica e botânica.
O projeto ainda é o protótipo, mas o site eletrônico será de livre acesso na internet para brasileiros e franceses e vai disponibilizar dados da vida e obra do naturalista. O endereço eletrônico vai contar também com o registro de inúmeras espécies naturais para consultas e estudos.
O herbário virtual está sendo apresentado em um workshop que busca a cooperação científica entre o Museu Nacional de História Natural da França e o Brasil, realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O workshop começou na terça-feira (29) e vai até esta quarta-feira (30). O evento acontece no Salão Pedro Calmon, do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, localizado na Praia Vermelha, Zona Sul do Rio.
Evento faz parte do Ano da França no Brasil
O evento “Biodiversidade em questão: a cooperação entre o Museu Nacional de História Natural da França e o Brasil” integra a programação do Ano da França no Brasil e tem como objetivo transmitir recomendações que possam estruturar e fortalecer a interação científica e cultural entre os dois países.
O comitê científico do workshop é formado por representantes franceses do Museu Nacional de História Natural e pelos brasileiros Irene Garay e Rodrigo Medeiros (ambos da UFRJ), Elizabeth Höfling (USP) e Vanderlei Perez Canhos (Centro de Referência em Informação Ambiental - CRIA).
Segundo a organização do evento, novas estratégias devem ser elaboradas e projetos já existentes devem ser consolidados. A entrada é gratuita.
Serviço:
Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ Endereço: Avenida Pasteur, 250 / 2º andar – Campus da Praia Vermelha.
Fonte: G1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário