quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Site de acesso livre terá 30 mil amostras coletadas por naturalista famoso

Workshop no Rio apresenta herbário virtual que vai disponibilizar registros de inúmeras espécies naturais para estudo (Foto: Gilvan Souza / Entrelinhas )



Herbário virtual terá mostra da coleção de Saint-Hilaire.Evento de ciência incentiva integração entre França e Brasil na UFRJ.

Nove cadernos com anotações preciosas do botânico Auguste de Saint-Hilaire e imagens das 30 mil amostras coletadas durante viagens e pesquisas estarão disponíveis no “Herbário Virtual A. de Saint-Hilaire”, um site eletrônico que está em fase de produção. A data do lançamento ainda não foi divulgada.

O objetivo é reunir várias informações de importância histórica e botânica.

O projeto ainda é o protótipo, mas o site eletrônico será de livre acesso na internet para brasileiros e franceses e vai disponibilizar dados da vida e obra do naturalista. O endereço eletrônico vai contar também com o registro de inúmeras espécies naturais para consultas e estudos.

O herbário virtual está sendo apresentado em um workshop que busca a cooperação científica entre o Museu Nacional de História Natural da França e o Brasil, realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O workshop começou na terça-feira (29) e vai até esta quarta-feira (30). O evento acontece no Salão Pedro Calmon, do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, localizado na Praia Vermelha, Zona Sul do Rio.

Evento faz parte do Ano da França no Brasil
O evento “Biodiversidade em questão: a cooperação entre o Museu Nacional de História Natural da França e o Brasil” integra a programação do Ano da França no Brasil e tem como objetivo transmitir recomendações que possam estruturar e fortalecer a interação científica e cultural entre os dois países.

O comitê científico do workshop é formado por representantes franceses do Museu Nacional de História Natural e pelos brasileiros Irene Garay e Rodrigo Medeiros (ambos da UFRJ), Elizabeth Höfling (USP) e Vanderlei Perez Canhos (Centro de Referência em Informação Ambiental - CRIA).

Segundo a organização do evento, novas estratégias devem ser elaboradas e projetos já existentes devem ser consolidados. A entrada é gratuita.

Serviço:
Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ Endereço: Avenida Pasteur, 250 / 2º andar – Campus da Praia Vermelha.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário