sábado, 1 de agosto de 2009

Guia Pesquisa Mundi - Bibliotecas Virtuais Nacionais




A Biblioteca Virtual do Amazonas foi criada em 2001, pelo Governo do Estado do Amazonas através da Secretaria de Cultura. Sendo atualmente de responsabilidade da Diretoria de Gestão e Informação administrar a página.Seus primeiros conteúdos ficaram restritos ao acervo da Biblioteca Pública do Amazonas. No entanto, a meta é alcançar maior número possível de acervos que contenham documentos sobre o Amazonas e que possam ser disponibilizados livremente.

Biblioteca Virtual Anísio Teixeira
A Biblioteca Virtual de Artes Cênicas é um veículo de divulgação e informação destinado a especialistas e pesquisadores, alunos e professores de Artes Cênicas e também a espectadores, amantes do teatro, da dança, da performance e usuários da rede em geral. A Biblioteca Virtual de Artes Cênicas sites que permitem ao usuário o acesso a arquivos e acervos existentes on line.Com especial atenção à pesquisa e à reflexão teórica sobre teatro no Brasil, a BVACL ocupa-se também de manifestações ligadas às Artes Cênicas realizadas em outros países.A Biblioteca Virtual de Literatura é desenvolvida pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ), com apoio do Departamento de Teoria do Teatro da UNIRIO e do Programa de Pós-Graduação em Teatro da UNIRIO, fazendo parte do conjunto de bibliotecas virtuais temáticas do SIBI - Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ.

Biblioteca Virtual de Ciências Sociais
A Biblioteca Virtual de Ciências Sociais (BVCS) reúne e comenta informações disponíveis na Internet nas áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Sob a coordenação científica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ), a BVCS integra o elenco das bibliotecas virtuais temáticas do Programa Prossiga, do Ministério da Ciência e da Tecnologia. Sua função é relacionar e analisar sites de interesse para pesquisadores nas três áreas disciplinares mencionadas, destacando variados aspectos e enfoques. Nesse sentido, contempla tanto endereços virtuais de nítido caráter acadêmico quanto aqueles que funcionam como fontes primárias de pesquisa. Por definição, é um trabalho em permanente construção. Novas categorias de referência e novos recortes temáticos são sempre propostos. Para tanto, é de fundamental importância a participação efetiva de toda comunidade acadêmica envolvida com o ensino e a pesquisa em ciências sociais, público alvo da BVCS.
A Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo, criada pela sua Comissão de Direitos Humanos, é um serviço que a Universidade de São Paulo coloca à disposição dos interessados, via Internet.

Biblioteca Virtual de Educação
A Biblioteca Virtual de Educação (BVE) é uma ferramenta de pesquisa de sítios educacionais, do Brasil e do exterior. É voltada a pesquisadores, estudiosos, professores, universitários, pós-graduandos e alunos de todas as séries escolares
Organizada pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ) e desenvolvida pela Coordenação Interdisciplinar de Estudos Culturais (CIEC), do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, integra o conjunto de bibliotecas virtuais temáticas do SIBI - Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ.
Estudos Culturais
Os Estudos Culturais formam um campo de pesquisa, uma prática, ou melhor, um viés metodológico interdisciplinar para estudos na área da cultura - no sentido amplo dado pela antropologia, mas restrito ao universo das sociedades industriais contemporâneas e suas inter-relações de poder. Na sua agenda temática estão gênero e sexualidade, identidades nacionais, pós-colonialismo, etnia, cultura popular e seus públicos, políticas de identidade, práticas político-estéticas, discurso e textualidade, pós-modernidade, multiculturalismo e globalização, entre outros.

Biblioteca Virtual - Fapesp
Iniciada a partir de projeto interno da FAPESP em 2003, a Biblioteca Virtual (BV/CDi) foi idealizada em consonância com a proposta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq para a Política Nacional de Preservação da Memória da Ciência e Tecnologia no país, cujo Protocolo de Intenções foi assinado em 2004 pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Cultura. A BV, ora em implantação, abrange todas as áreas do conhecimento e está em fase inicial de armazenagem de dados.

Biblioteca Virtual do Futuro

Biblioteca Virtual Gilberto Freire
Bibliotecas digitais dos acervos de Mario Souto Maior e José Antônio Gonçalves de Melo e atualização das bibliotecas digitais de Gilberto Freyre e Tropicologia.
Criada em 1997 para atender o público interno da administração pública estadual, a Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo se tornou um serviço de informação acessível a qualquer usuário da internet.
Vinculada à Secretaria de Comunicação, a Biblioteca Virtual trabalha na recepção das mensagens eletrônicas enviadas por diversos sites e pelo portal do Governo do Estado e faz o encaminhamento dessas mensagens para as Secretarias, Autarquias e demais órgãos responsáveis.
Devido às especificidades do conteúdo e solicitações de informação, algumas mensagens são respondidas diretamente pela Biblioteca Virtual. Nesses casos, estudamos a necessidade do usuário, buscamos as informações e enviamos uma resposta personalizada.
A FINEP, em conjunto com Programa Prossiga, do CNPq , coloca disponível a seus clientes, parceiros e público em geral, as mais valiosas fontes de informação sobre inovação e capacitação tecnológica no Brasil e no Exterior, através da Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica.

Composta por uma seleção abrangente de "sites", nacionais e internacionais, agrupados por assuntos e setores da atividade econômica, devidamente analisados e comentados, a Biblioteca permite o acesso e a conexão rápida a uma vasta gama de informações relacionadas com o tema-chave: Inovação Tecnológica.

Biblioteca Virtual de Literatura
A Biblioteca Virtual de Literatura é um veículo de divulgação e informação destinado a especialistas e pesquisadores, alunos e professores das diversas literaturas e também a leitores e usuários da rede em geral.Com especial atenção à Literatura Brasileira, a BVL ocupa-se ainda das demais literaturas em língua portuguesa e das literaturas latino-americanas e abrange todas as outras literaturas. A literatura dramática está incluída, vinculada às atividades que a levam à cena.A BVL analisa sites que permitem ao usuário o acesso a arquivos e acervos existentes online.A Biblioteca Virtual de Literatura é desenvolvida pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ e o Programa de Pós-Graduação em Teatro / UNIRio, fazendo parte do conjunto de bibliotecas virtuais temáticas do SIBI - Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ.

Biblioteca Virtual de Matemática
A Biblioteca Virtual de Matemática é produto da parceria entre a Universidade Virtual do Maranhão – UNIVIMA e o Programa PROSSIGA, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia- IBICT. Seu principal objetivo é facilitar o acesso a informações sobre Matemática, selecionadas de fontes confiáveis existentes na Web, tornando-se assim um valioso instrumento de apoio ao desenvolvimento do ensino e da pesquisa na área. A Biblioteca Virtual de Matemática, além de funcionar como ferramenta para auxiliar o corpo docente e discente do Curso de Licenciatura em Matemática da UNIVIMA, instalado em nove, dos onze pólos que compõem a sua estrutura, também, funciona como uma ferramenta dinâmica de pesquisa para os estudiosos desta área. Além disto, contém informações relevantes para professores e alunos, sobre a Matemática e os temas correlatos.
Biblioteca Virtual Memorial da América Latina - BV@L
A BV@L tem como objetivo produzir e disseminar informação e conhecimento sobre a América Latina, nos aspectos das humanidades, ciências e artes, contribuindo para a difusão sobre a região.

Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde
A Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde é resultado da parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Saúde (Bireme/Opas). Objetiva cooperar na coleta, organização e disseminação de informações do Setor Saúde. Permite que usuários possam interatuar e navegar no espaço de uma ou várias fontes de informação geradas, atualizadas e armazenadas na internet obedecendo a metodologias comuns que integram uma rede de entidades afins à Biblioteca Virtual em Saúde Pública (http://www.saudepublica.bvs.br/).
A Biblioteca Virtual Mulher - BVM, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher - CEDIM/RJ, é um site especializado no tema Mulher e Relações de Gênero. Nela, encontram-se selecionadas as informações existentes na Internet - do Brasil e do Exterior - sobre saúde, violência, trabalho, cultura, direitos e cidadania, educação e poder e participação política. Para complementar seu conteúdo, já que nem toda informação brasileira sobre a temática encontra-se na Internet, também foram disponibilizados na Biblioteca dados e informações coletadas fora da rede.

Biblioteca Virtual do Rio Grande do Sul (BVRS)
A Biblioteca Virtual do Rio Grande do Sul (BVRS) é coordenada e mantida pela Fundação de Economia e Estatística (FEE). Aqui você acessa a Rede de Bibliotecas do setor público do Estado do Rio Grande do Sul e as Bibliotecas Municipais participantes do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP).
Na BVRS você pode realizar pesquisas por autores, títulos e assuntos, em uma ou em todas as bibliotecas participantes. Para os bibliotecários, a BVRS disponibiliza, gratuitamente, registros bibliográficos para formação de bases de dados locais, desde que as bases utilizem o padrão CDS/ISIS e o formato MARC. Você encontra, ainda, links para outros sites de referência.

Biblioteca Virtual em Saúde - Adolescência
A BVS Adolec Brasil tem por objetivo promover acesso online eficiente e eqüitativo à informação científica e técnica relevante para a saúde do adolescente no Brasil.

Biblioteca Virtual em Saúde - Doenças Infecciosas Parasitárias

Biblioteca Virtual em Saúde - Bioética
Biblioteca Virtual em Saúde - Economia da Saúde A Biblioteca Virtual Economia da Saúde procura disseminar informação sobre economia da saúde para gestores e profissionais. Oferece, ainda, catálogo de sites, eventos e a comunidade virtual Ecos, um canal para divulgação e troca de conhecimentos relacionados à área de economia da saúde.
Biblioteca Virtual em Saúde - Educaçao em Ciências da Saúde A BVS-Educ tem por objetivo principal contribuir ao melhoramento da educação em ciências da saúde no Brasil através da promoção do uso intensivo de informação científico técnica atualizada e relevante nas atividades e processos de educação continuada e tomada de decisão relacionada com educação em ciências da saúde. Possibilitará também o acesso ágil e irrestrito à informação aproximando os diversos atores que

Biblioteca Virtual em Saúde - Enfermagem

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz
Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz reúne links para diversos acervos da instituição como as Bibliotecas Virtuais em Saúde (BVS), Portal de Teses e Dissertações, Banco de Teses, Bibliotecas Virtuais Biográficas além de periódicos e documentos da instituição. O internauta terá um painel da produção científica, tecnológica e de saúde da Fiocruz através de uma interface dinâmica. O espaço reafirma o papel da Fiocruz como organização líder em gestão de informação técnico-científica em saúde.

Biblioteca Virtual em Saúde - História da Saúde e da Medicina
A História da Saúde e da Medicina constitui um dos segmentos temáticos integrantes da Biblioteca Virtual em Saúde para América Latina e Caribe, iniciativa coordenada pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), promovendo a operacionalização cooperativa e descentralizada da rede de fontes de informação na área. Seu objetivo é reunir toda a informação disponível na Internet sobre História da Saúde e da Medicina na América Latina e Caribe, garantindo maior visibilidade da produção científica da área.
Biblioteca Virtual em Saúde - Hanseníase
A BVS Hanseníase tem como objetivo contribuir para desenvolvimento e promoção de uma rede de fontes de informação sobre hanseníase em âmbito regional, proporcionando o intercâmbio rápido de informação

Biblioteca Virtual em Saúde - Homeopatia

Biblioteca Virtual em Saúde - Medicina Veterinária
Desenvolvida com metodologia BIREME, a BVS está em fase de implementação, possuindo atualmente: pesquisa integrada em bases de dados (VET INDEX, SOLARIS, LILACS, MEDLINE, PAHO, WHOLIS) com destaque para Base Brasileira de Medicina Veterinária, SciELO Medicina Veterinária, Terminologia em Medicina Veterinária e Normas, Legislação e código de ética.

Biblioteca Virtual em Saúde - Odontologia
Em cumprimento à Declaração San José - Rumo ao Acesso Equitativo à Informação em Saúde - em San José, Costa Rica, em 1998, a Biblioteca Virtual em Saúde na área de Odontologia se une ao compromisso do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação na Área de Ciências da Saúde (BIREME), para a construção da grande biblioteca virtual em saúde envolvendo o Brasil e os países da América Latina para assegurar o acesso equitativo e universal à informação.A BVS Odontologia, em consonância com os parâmetros estabelecidos pela BIREME, será um marco para o desenvolvimento de profissionais na área de odontologica, tanto àqueles vinculados à atividades acadêmicas quanto àqueles que têm interesse na educação continuada como forma de aprimoramento pessoal. Os usuários da área de odontologia terão acesso aos diversos recursos de informação disponíveis nacional e internacionalmente, utilizando-se da Rede Mundial Internet para efetivá-lo.

Biblioteca Virtual da Saúde - Saúde Ambiental
Biblioteca Virtual em Saúde - Medicina Veterinári & Zootecnia
A BVS é uma coleção descentralizada e dinâmica de fontes de informação que tem como objetivo propiciar o acesso ao conhecimento científico em Medicina Veterinária, obedecendo critérios

Biblioteca Virtual em Saúde Mental
Biblioteca Virtual de Saúde Mental - BVSM é um projeto desenvolvido pelo Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica – ENP, Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para Pesquisa e Treinamento em Enfermagem em Saúde Mental e o Serviço de Biblioteca e Documentação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EEUSP em parceria com o Programa de Informação e Comunicação para a Pesquisa - Prossiga/IBICT.
Público Alvo
A BVSM tem como público-alvo privilegiado a comunidade de pesquisadores, especialistas, professores, gestores, administradores e estudantes que atuam na área de Saúde Mental, mas também se dirige às organizações sociais, indivíduos e ativistas que se interessem e trabalhem com esta temática.

Biblioteca Virtual em Saúde Pública

Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia

Biblioteca Virtual de Saúde Reprodutiva
A Biblioteca Virtual de Saúde Reprodutiva (BVSR) é um projeto desenvolvido pela Biblioteca Centro de Informação e Referência em Saúde Pública e pelo Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) em parceria com o Programa de Informação e Comunicação para Pesquisa (CNPq / Prossiga).

Biblioteca Virtual em Saúde - Toxicologia
Objetiva-se promover a divulgação de documentos e informações relevantes na área de Violência e Saúde, de maneira organizada, sem restrições de localização e de horário, facilitando e estimulando o uso e o intercâmbio de informação científica e tecnológica, auxiliando na geração de conhecimento e de novas propostas e políticas de prevenção e combate à Violência. O CLAVES integra-se à Biblioteca Virtual em Saúde para que toda informação contida no acervo de seu Núcleo de Informação e Documentação

Biblioteca Virtual - Senado Federal

Biblioteca Virtual de Tropicologia

Biblioteca Virtual - UNISUL
visa estabelecer uma rede de comunicação e colaboração entre cientistas, profissionais e instituições da área de saúde em todo o Brasil. Espera-se tornar possível a todos a troca ágil de informações sobre ocorrências, conceitos, experiências e preocupações relacionadas a eventos adversos ou inusitados de importância para a saúde.

Portal da Amazônia
O Portal de Ciência e Tecnologia da Amazônia disponibiliza informação sobre o panorama da ciência, tecnologia, inovação e ensino superior nos estados da Amazônia brasileira: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

Portal do Conhecimento em Vigilância Sanitária
A construção do Portal do Conhecimento, que congrega informação científica na área de vigilância sanitária, está no contexto do Convênio BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde e ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, assinado em dezembro/2001.
Tem como objetivo principal fornecer aos profissionais técnicos da ANVISA o acesso fácil e oportuno, via Internet, à literatura técnico-científica necessária para o desempenho de suas atividades de avaliação de processos na área de vigilância sanitária.
Através do Portal, toda comunidade de profissionais da ANVISA terá acesso a uma coleção organizada e integrada de fontes de informação composta por bases de dados bibliográficas, bases de dados factuais, catálogo de revistas científicas com acesso a texto completo, catálogo de sites de internet, diretórios de instituições, eventos e especialistas, e acesso a um serviço de fornecimento de documentos que garantirá a recuperação de artigos científicos não prontamente acessíveis no Portal.

Portal do Biodiesel
O Portal do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel objetiva divulgar as informações referentes ao Programa, promover de forma mais ágil a articulação e comunicação entre os agentes envolvidos, assim como servir de instrumento para o desenvolvimento das ações.
O Portal de Determinantes Sociais em Saúde tem por objetivos promover e realizar a coleta, organização, geração, avaliação e comunicação de informação e conhecimento sobre os determinantes sociais da saúde no Brasil e contribuir para a formulação de políticas que considerem seus efeitos positivos e negativos sobre a saúde e mobilizar
Portal do grupo de Pesuqisa em Marketing da Informação
O Grupo de Pesquisa em Marketing da Informação (GPMI) foi criado em 1998, por iniciativa de sua fundadora a Profª Drª Sueli Angélica do Amaral, Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília. Este grupo de pesquisa é certificado pela Universidade de Brasília e integra o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde sua criação. A temática de pesquisa do grupo reflete o interesse nacional em consolidar as teorias relativas à adoção das técnicas de marketing pelas organizações que atuam no setor da informação brasileiro, onde essas técnicas ainda são pouco exploradas. Pretende-se atender à demanda apresentada pela área da Ciência da Informação, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa nesta área do conhecimento, a partir da disseminação de metodologias apropriadas à temática mercadológica de interesse relevante para a formação de novos pesquisadores e ampliação da massa crítica de estudiosos do marketing da informação.

Portal de Recursos Hidrícos
No Portal de Recursos Hídricos o usuário pode encontrar informações atualizadas sobre gestão de bacias hidrográficas, legislação, instituições de ensino e pesquisa, artigos, e muito mais. Além disso, o Portal também disponibiliza um sistema de busca por palavra chave, bacia hidrográfica (ou sub-bacia) ou no mapa do Brasil.
Pode-se afirmar que os recursos minerais estão entre os principais propulsores e sustentáculos da moderna civilização. Sem uso dos mesmos seriam inviáveis, por exemplo, os atuais sistemas de transporte de passageiros e cargas, a geração e distribuição de energia elétrica, a infra-estrutura urbana, a ampliação da produção de alimentos, as telecomunicações e os grandes avanços da engenharia e da tecnologia, inclusive a conquista espacial.
Considerando a grande importância do setor mineral, o Prossiga, atendendo solicitação do CGEE, cria para o Fundo Setorial de Recursos Minerais - CTMineral, o Portal de Recursos Minerais, contendo as mais variadas informações sobre o tema, objetivando sua utilização por todos os interessados: estudantes, professores, pesquisadores, tecnologistas, consultores, empresas, bem como o público em geral, desejoso de conhecer maiores detalhes de questões relacionadas com a geologia e a mineração.
Organizado em forma de catálogo, o Portal de Revistas Científicas oferece informações sobre: - a descrição bibliográfica dos títulos; - o acesso ao formato eletrônico; - as coleções de bibliotecas que cooperam com o Catálogo Coletivo SeCS e com o SCAD - Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos.
A Rede de Informação e Conhecimento é resultado do projeto de Gestão de Informação Técnico-Científica realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) em parceria com a BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), cujo objetivo é o de contribuir para o fortalecimento da gestão de informação e conhecimento técnico-científico em saúde no Estado de São Paulo, por meio do acesso eqüitativo e universal à
Nossa Missão: Consolidar o trabalho participativo e integrado dos Sistemas das Universidades Estaduais Paulistas, buscando, principalmente, a cooperação, o compartilhamento e a racionalização dos recursos.
Nossa Visão: Ser modelo de excelência nacional no trabalho de forma cooperativa pelo serviço que presta à comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário