segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dossiê virtual contra a corrupção no Brasil

Diz o senso comum que o brasileiro tem dificuldade de relembrar os acontecimentos políticos recentes, especialmente os escândalos de corrupção. E eles são tão comuns na história do país que exigem mesmo grande capacidade de armazenamento da nossa memória. Para não nos deixar esquecê-los, foi criado o Museu da Corrupção online (www.muco.com.br), vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo 2009 de Melhor Contribuição à Imprensa ao lado do site Congresso em Foco ( www.congressoemfoco.com.br ). O museu virtual se propõe a reunir em seu ambiente os casos de corrupção que marcaram o Brasil desde o descobrimento até os dias de hoje.

"O escândalo que nasce hoje põe em escanteio o que nasceu ontem. O que importa é exibir, expor a corrupção. A investigação e a denúncia jornalística nos (a imprensa) mostraram impotentes, então, criamos um banco de dados para evitar que os acontecimentos fossem irremediavelmente perdidos", afirma Moisés Rabinovici, diretor do projeto, mantido pelo jornal Diário do Comércio, de São Paulo. Segundo ele, é uma forma de "fazer um jornalismo participante e formativo". Estão disponíveis, por enquanto, os escândalos a partir de 1964, mas já existe uma equipe trabalhando para recuperar os anos anteriores, uma retrospectiva que remonta aos tempos coloniais.

Da ideia do banco de dados surgiu a de expor as informações de uma forma atraente. Então, o arquiteto mineiro Rodrigo Araújo Moreira foi convidado para criar um museu virtual. "Procuramos um veio que evita a monotonia da visitação ao site, que seja gratificante ao internauta", explica o diretor. O visitante, ao entrar na página da internet, encontrará a imagem de um prédio triangular transparente, "porque é como o Brasil deve ser", segundo Moisés, e "segue" para o saguão principal de onde avista as salas de exibição. Elas estão divididas entre Hall de casos, Sala dos escândalos, Operações da Polícia Federal, Sala das CPIs.

O museu também oferece irreverência a seus visitantes - desde o lançamento, em abril deste ano, foram registradas mais de 800 mil visitas. Nos anexos, tem uma agência de viagens (mostra os roteiros de viagens dos deputados federais com as passagens aéreas utilizadas irregularmente), uma casa de ferramentas que ajuda o eleitor a localizar o deputado na internet, uma pizzaria (afinal, muitas coisas no Brasil terminam em pizza), onde o cardápio apresenta vários casos de corrupção.

Também é possível mandar cartões-postais de locais que simbolizam escândalos no país - como a ponte Forte-Redinha, do Rio Grande do Norte, alvo de investigação de superfaturamento - e ver os arquivos multimídia sobre corrupção que circulam na internet.

Parlamento - O Congresso em Foco, na internet desde 2004, é um site especializado na cobertura jornalística do Congresso Nacional e dos principais fatos políticos de Brasília (DF). Ganhou notoriedade neste ano por revelar o uso irregular de passagens aéreas por parlamentares, escândalo conhecido como a "Farra das passagens aéreas". O site informou sobre como as passagens de uso exclusivo parlamentar eram ofertadasa parentes e amigos e comercializadas em um mercado paralelo.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário