segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Semana do Acesso Aberto tem participação das redes NECOBELAC, SciELO e BVS


Eventos em todas as regiões do mundo marcarão a realização da 1ª Semana do Acesso Aberto que acontecerá de 19 a 23 de outubro de 2009. O objetivo do evento é expandir a percepção e compreensão do Acesso Aberto (AA) para a pesquisa e a comunicação científica, com destaque para as políticas de acesso das organizações de fomento à pesquisa de todo o mundo. Os eventos estarão orientados ao público acadêmico e também para o público em geral. O intercâmbio de ideias e ações sobre o movimento de acesso aberto, bem como apresentação de resultados de pesquisas, políticas de acesso para todos os tipos de pesquisas financiadas com recursos públicos, serão discutidas nesta semana.

A Semana do Acesso Aberto é fruto do êxito do Dia de Acesso Aberto que em sua edição de 2008 teve a participação de 27 países.

Com o objetivo de fortalecer o expandir o alcance global do evento, os organizadores Scholarly Publishing & Academic Resources Coalition (SPARC), Public Library of Science (PLoS), e Students for FreeCulture, recebem em 2009 apoio de novas instituições como o Electronic Information for Libraries (eIFL.net), Open Access Scholarly Information Sourcebook (OASIS) e o Diretório de Acesso Aberto (OAD). Entre as organizações, sistemas e redes parceiras estão o Directory of Open Access Journals (DOAJ), o Public Knowledge Project (PKP), o Open Source Initiative (OSI) e a Scientific Electronic Library Online (SciELO).

A programação da Semana do Acesso Aberto em geral destacará os recursos educacionais em Acesso Aberto e também programas open source. OASIS e OAD oferecerão recursos de acesso aberto com funcionalidades cooperativas entre as duas instituições como vídeos, briefing papers, podcasts, slideshows, pôsteres e outras ferramentas informativas que serão disponibilizadas na Web para promover a Semana do Acesso Aberto.
Para informação adicional sobre a Semana do Acesso Aberto e para se registrar, visite http://www.openaccessweek.org/.

Participações da América Latina e Caribe
A rede Network of Collaboration Between Europe and Latin American and Caribbean Countries (NECOBELAC) está promovendo um dos eventos no âmbito da Semana do Acesso Aberto envolvendo a Europa, América Latina e Caribe e que contará com a participação das redes Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e a SciELO, referências regionais e globais na comunicação científica em acesso aberto, especialmente em saúde pública.
Com o título “Acesso aberto à informação para a administração da saúde pública: Que oportunidades a rede NECOBELAC oferece?” o encontro que acontecerá em Roma, Itália, terá como foco a contribuição do Acesso Aberto para o desenvolvimento da Saúde Pública. Sua organização é liderada pelo Istituto Superiore di Sanità (ISS) e Istituto Italo Latino Americano (IILA) que terá na oportunidade o primeiro encontro de sua rede de colaboração.
Programado para o dia 19 de outubro, o evento reunirá (programação) duas sessões de conferências que serão também disseminadas online com vistas à participação das instituicões da América Latina e Caribe representada no evento por Carlos Agudelo, do Instituto de Salud Pública e coordenador da rede SciELO na Colômbia e Abel L. Packer, Diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) e coordenador operacional da rede SciELO. Packer será o coordenador da segunda sessão do encontro. Interessados em acompanhar a transmissão online do encontro podem obter mais informação com a área de Eventos da BIREME pelo e-mail: registration@bireme.org.
Redes BVS e SciELO em acesso aberto
A BVS como estratégia de cooperação técnica desenvolvida sob a coordenação da BIREME desde 1998, promove o acesso aberto universal e equitativo à informação científica em saúde. A BVS se desenvolve como marco de trabalho, plataforma, espaço comum e dinâmico de produtos, serviços e eventos de informação operados por meio de redes de mais de 2 mil instituições dos sistemas de pesquisa, educação e saúde. Esta rede produz, faz a intermediação e utiliza informação científica e técnica em saúde tendo a Web como o meio principal de armazenamento e comunicação de informação científica. Desta forma, fazem parte do conteúdo da BVS mais de 200 mil textos completos em acesso aberto, disponíveis nos idiomas espanhol, inglês e português. A BVS recebe mais de 1 milhão de visitas mensais.
Como uma das redes associadas à BVS, a rede SciELO de coleções de periódicos científicos em acesso aberto e texto completo foi lançada e operada no Brasil em 1997 sob a liderança da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da BIREME, e desde 2002, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A rede SciELO presente em 16 países, disponibiliza cerca de 600 periódicos atualmente. Somente a Coleção SciELO Brasil conta com 199 títulos. As coleções SciELO nacionais e temáticas nos diferentes países, são coordenadas e financiadas por instituições nacionais e internacionais relacionadas com o desenvolvimento e aplicação da pesquisa e comunicação científica. A rede SciELO com cerca de 7 milhões de artigos visitados por mês, representa uma das mais destacadas coleções de periódicos científicos publicadas em acesso aberto no mundo em desenvolvimento.
América Latina e Caribe reiteram a importância do acesso aberto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário