quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Site reúne todo o acervo do Prêmio Vladimir Herzog



Será lançado oficialmente no próximo sábado (24), às 11h30, o site com o conteúdo dos trabalhos vencedores dos prêmios Vladimir Herzog de Anistia e de Direitos Humanos desde a sua primeira edição, em 1979. O projeto foi elaborado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e pelo Centro de Informação da ONU para o Brasil em parceria com o Instituto Vladimir Herzog e o Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Na sequência do lançamento do portal haverá um debate sobre as novas tecnologias e o futuro dos jornalistas. Os dois eventos acontecerão no espaço Vladimir Herzog.


O novo site vai possibilitar aos internautas, em especial jornalistas e estudantes, o acesso a todas as informações das reportagens premiadas ao longo dos últimos 30 anos de realização do Prêmio. O foi digitalizado e todo o acervo estará disponível para pesquisa. Esse material poderá ser consultado a partir do dia 24.

Ivo Herzog explica que o novo portal tem um importante objetivo de preservar o acervo do Prêmio Vladimir Herzog. "Foi feito um trabalho exaustivo de pesquisa e conseguimos os arquivos completos de quase todos os trabalhos. Esse é um registro histórico e uma forma de preservar e democratizar todo o conteúdo já premiado". Herzog acrescenta que ainda faltam 205 reportagens para serem digitalizadas. "São materiais cujos arquivos se perderam. Portanto, pedimos aos premiados que verifiquem o site e nos ajude a completá-lo".

O lançamento do site antecede uma discussão que colocará em pauta uma nova realidade que se apresenta para a área de comunicação. Caio Túlio Costa, Rodrigo Savazoni e Igor Ribeiro participam do debate com o tema: "Nenhuma Lei, Novas Tecnologias: o Futuro dos Jornalistas e do Jornalismo". "O objetivo é discutir a nova situação com o público formador de opinião, levantar questões relativas ao setor e mostrar o cotidiano abordando a questão legal e situações, como, por exemplo, em que um telefone celular basta como instrumento de trabalho", conclui Herzog.

O Espaço Vladimir Herzog fica na rua Rego Freitas 530 - sobreloja - Centro, em São Paulo.

Fonte: Portal Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário