sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Ferramenta rastreia gripe nos EUA

É muito comum uma pessoa ficar doente e ir buscar na internet informações sobre os seus sintomas e tratamentos. Diante disso, o gigante da internet Google lançou uma ferramenta capaz de registrar os termos procurados em seu programa de busca para determinar em que áreas dos Estados Unidos a gripe está em ascensão. Chamada Google Flu Trends, a nova tecnologia poderá alertar os especialistas em saúde dos EUA sobre epidemias iminentes.

A Google Flu Trends rastreia os pedidos de buscas por palavras comuns como "sintomas de gripe" ou “dores musculares”. Com base nessas informações, notifica o Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos em tempo real.

– A ferramenta é capaz de emitir um sinal que nos informa sobre o volume de atividade relacionada à gripe – disse Lyn Finelli, diretora de vigilância contra a gripe no centro de controle.

A idéia é mapear grupos de pessoas infectadas pela gripe nos EUA para tentar rastrear a contaminação pela doença.

Em comunicado, a empresa disse ter descoberto "que certos termos de busca são bons indicadores de atividade da gripe".

Espirros

Segundo estudos, entre 35% e 40% de todas as visitas à internet são iniciadas por pessoas que buscam informações sobre saúde. Quando uma pessoa adoece, tende a realizar buscas sobre seus sintomas.

O Google mantém sigilo sobre os termos de busca que ele considera na varredura, mas os sintomas da gripe e similares incluem febre, dores musculares e tosse. Espirros em geral acontecem devido a outros vírus.

Atualmente, o centro de controle depende de núcleos que reportam sobre pessoas que procuram seus médicos apresentando sintomas semelhantes aos da gripe e de testes de laboratório que confirmam se o paciente sofre da doença. Porém, muitos pacientes de gripe não vão ao médico e a maioria dos profissionais da saúde prescreve tratamentos com base nos sintomas, raramente realizando um teste de gripe.

Deste modo, os dados de vigilância sobre a doença costumam ter duas semanas de atraso com relação à situação corrente. A ferramenta do Google, no entanto, promete acompanhar as atividades relacionadas à gripe quase em tempo real.

A Google também tem planos de expandir este sistema para outros países. Acredita-se que a nova ferramenta pode funcionar como um sistema de alerta antecipado para os usuários de internet. Se forem detectados muitos casos de gripe na área em que a pessoa vive, o usuário poderá, então, ser alertado a tomar medidas preventivas para se proteger contra a doença.

Segundo a empresa, os primeiros testes mostraram que o Google Flu Trends pode detectar surtos regionais de gripe até 10 dias antes do que as autoridades americanas do setor de saúde.

Confiabilidade
Segundo especialistas em saúde da Organização das Nações Unidas (ONU), a nova ferramenta precisará melhorar seu nível de confiabilidade para ser amplamente utilizado no futuro. O Google Flu Trends, no entanto, já pode ser muito útil em países nos quais as autoridades de saúde não têm um banco de dados confiável para doenças contagiosas.



Fonte: JB Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário