sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Google fecha acordo com NY Times e Post para distribuir conteúdo


Os jornais The New York Times e The Washington Post fecharam um acordo com o Google para lançar, em conjunto, um novo serviço chamado Living Stories (algo como Histórias Vivas). O projeto, ainda em versão de testes, facilita o acompanhamento de notícias e pode ser acessado por meio do endereço www.livingstories.googlelabs.com.

O objetivo do Living Stories é agrupar notícias por temas, cronologicamente, a fim de tornar mais fácil o acompanhamento das atualizações de cada assunto.

Segundo o Google, a empresa não pagará pelo conteúdo de ambos os jornais; a multinacional também afirmou que, por enquanto, não deve vender espaço publicitário na página beta.

Google Vs. Murdoch - A notícia da parceria entre o New York Times e o Washington Post surpreendeu especialistas, tendo em vista a relação delicada, que ganhou repercussão mundial na imprensa, entre a empresa e outros jornais.

O Google foi acusado de se beneficiar de trabalho alheio por Rupert Murdoch, presidente do grupo editorial News Corp, dono do Wall Street Journal. Segundo o executivo, a ferramenta de busca libera ilegalmente o conteúdo fechado do jornal para usuários do mundo inteiro.
Murdoch ameaçou proibir o Google de indexar notícias da News Corp, o que inclui também o conteúdo de economia do Wall Street Journal.

Segundo Martin Nisenholtz, responsável pelo setor de Operações na Internet do New York Times, o jornal vê o Google com otimismo e procura manter uma relação "muito bem-sucedida" com a ferramenta de busca. O acordo, contrário aos conceitos de Murdoch, foi anunciado durante uma conferência em Nova York, nos Estados Unidos.


Fonte: Veja - com agência France-Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário