quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Museu britânico abre galeria dedicada inteiramente à Internet

Através de vídeos e exposições, o museu conta a história da rede desde as primeiras transmissões de telégrafo até a banda larga de alta velocidade.

Por Luciana Alves

Aficionados por tecnologia ganharam uma nova atração turística no Reino Unido. Trata-se da primeira galeria de museu do mundo dedicada à tecnologia da Internet, inaugurada recentemente no The National Museum of Computing , com uma exposição interativa sobre a história dos pioneiros britânicos da Web.

O museu fica localizado em Bletchley Park, também conhecida como Station X, uma antiga instalação militar secreta localizada em Bletchley (que fica 80 km ao norte de Londres). A entrada é gratuita.

De acordo como The Inquirer , a abertura da exposição contou com a presença de ex-funcionários do National Physical Laboratory , um dos mais importantes centros de ciência e pesquisa do Reino Unido, onde nasceu a tecnologia de comutação de pacotes, imprescindível para o funcionamento da Internet.

Na galeria, a história da Web é contada em uma linha do tempo desde as primeiras transmissões de telégrafo até a banda larga de alta velocidade dos dias atuais, usando como suporte exposições tradicionais, vídeos e mapeamento em tempo real das conexões de Internet para o site do próprio museu.

Além de proteger a memória da Internet, a galeria visa homenagear e lembrar a importante participação britânica na formação da rede.

Muito do que estamos fazendo no momento é lembrar que usamos essa tecnologia sem dar o devido reconhecimento aos que a criaram … as pessoas esquecem que ela foi desenvolvida na Grã-Bretanha, embora seja justo reconhecer que os americanos fizeram muitos avanços na área", disse Kevin Murrell, diretor e administrador do museu ao IT PRO .

Quem não tem dinheiro para ir ao Reino Unido pode fazer um tour virtual pelo museu em tnmoc.org .

Fonte: Yahoo Notícias
Imagem: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário