terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Portal Cidade Democrática utiliza web 2.0 com foco na melhoria das cidades


Com o aumento participativo da sociedade na Internet, o Instituto Seva criou a rede virtual, onde a proposta é oferecer um canal de interação entre as pessoas que poderão utilizar esse espaço à inserção de reclamações, problemas e propostas de melhorias no cotidiano dos municípios brasileiros.

Segundo o diretor do Instituto, Rodrigo Bandeira de Luna, um dos motivos do projeto é que, até hoje, as pessoas ainda utilizam a internet como um meio pessoal, onde investem com exclusividade no privado dentro das redes sociais.

Para Luna, a missão do site é fomentar a participação cidadã, para possibilitar a articulação direta entre os setores privado, público e cidadão. Dessa forma, todos os participantes podem acompanhar, pelo site, o andamento das propostas. “Sentimos que poderíamos usar isso para promover articulação de pessoas e melhorar a condição de vida em uma sociedade e de forma participativa”, diz.

A interface beta do portal está disponível desde outubro e, conforme indica o representante da instituição, já foram cadastradas cerca de 850 pessoas de diversas cidades do Brasil. O lançamento oficial acontecerá em março e, até lá, Luna espera ter no site mais de cinco mil inscritos.

Desde seu pré-lançamento, o site já conta com quase 850 participantes que fizeram, somente em São Paulo, mais de 260 propostas e apontaram 220 problemas relacionados a transportes, meio-ambiente, cultura, saúde, educação, dentre outros temas. A política do Cidade Democrática e torná-lo como uma instrumento para inserir nos atuais contextos de transformação das mídias, webcidadania e democracia digital, apostando em uma política de transparência que propicia resultados efetivos.

Para oferecer o serviços de acesso e hospedagem de imagens, o Cidade Democrática optou pelos serviços de cloud computing da Locaweb e toda a plataforma foi desenvolvida pela NEX.

Luna afirma que o elemento fundamental do projeto é oferecer propostas ou apresentar os problemas que ocorrem nas cidades. “Na rede, é possível escrever, relatar, além de adicionar links e fotos, tudo para fortalecer os assuntos em aberto”, diz. Outra ferramenta criada é a divulgação dos assuntos abordados, por meio dos e-mails. “Você manda a mensagem e as pessoas interagem com a proposta”.

Participação social
No curto tempo de existência, a rede social já deu exemplos de como a web 2.0 é uma ferramenta importante para ações sociais. Segundo relata Luna, em Jundiaí, houve um movimento no site, onde dez instituições sociais criaram uma agenda cidadã e desenvolveram 12 propostas de melhorias. O documento foi entregue na Câmara dos Vereadores da cidade e alguns itens estão sendo encaminhados para se tornarem leis.

A partir de 2010, o Cidade Democrática pretende registrar as administrações municipais, tendo a participação de um representante, o qua já possui cinco vereadores cadastrados. Também foi fechada uma parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima - Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) para a rede ter acesso a 140 municípios do Estado de São Paulo, tendo foco de informar as propostas e problemas decorrentes nesses locais. 1564 municípios estão cadastrados, sendo que alguns ainda não entraram na lista por serem homônimos.

Outros parceiros do projeto são: o movimento Nossa Campinas; Nossa BH; Nós podemos São Paulo; e o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) unidade que faz parte da ONU e que utiliza a rede para avaliar o processo de desenvolvimento no Brasil.

“Comunicação participativa melhora a vida das cidades, porque as pessoas trocam suas experiências, aperfeiçoam a gestão de conhecimento, sendo tudo em função de temas coletivos. Queremos mudar a forma como as pessoas se percebem na comunidade virtual. Uma é você ter 500 amigos no Orkut e não fazer nada, outra é ser uma pessoa participativa na sociedade que fez algo importante por meio de uma ferramenta Web”, exemplifica Luna.

Para fazer parte da comunidade virtual, acesse: http://cidadedemocratica.org.br/

Fonte: IPNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário