terça-feira, 12 de janeiro de 2010

EUA criam banco de dados aberto sobre energia na internet



Portal colaborativo tem como objetivo divulgar conhecimento sobre energias renováveis
O Departamento de Energia dos Estados Unidos lançou um portal colaborativo na internet dedicado à energia e, mais especificamente, às fontes renováveis. O Open Energy Info (OpenEI) tem uma plataforma parecida com a da Wikipédia - uma enciclopédia online em que os artigos são escritos pelos próprios usuários e que se tornou referência em matéria de conteúdo colaborativo.


"Essa plataforma de informação vai permitir às pessoas através do mundo ter acesso aos dados sobre energia limpa e relatórios técnicos do Departamento de Energia. O verdadeiro potencial dessa ferramenta vai crescer com a participação do público - conforme ele adicione novas informações e compartilhe seu "expertise" - para garantir que todas as comunidades tenham acesso às informações de que precisam para implantar amplamente os recursos de energia limpa no futuro", explicou o secretário de energia americano Steven Chu.


O OpenIE planeja, em breve, expandir seu portal para oferecer treinamentos online e trocas de colaboração entre técnicos. O site, que tem entre seus co-fundadores diversos órgãos internacionais, tem também seções dedicadas às negociações sobre a mudança climática, que aconteceram em Copanhague, e no Fórum das Maiores Economias (Major Economies Forum - MEF). A intenção é fazer com que os países participantes dos eventos disponibilizem dados e informações sobre suas atividades na área de energias limpas e, assim, acelerem o desenvolvimento das energias limpas por meio do acesso à informação.


Clique aqui para acessar o OpenIE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário