sábado, 27 de março de 2010

Metabuscadores combinam forças de vários sites de pesquisa


Alternativa brasileira, o Gluwi organiza os resultados e otimiza as buscas

Quando o assunto é pesquisa virtual, um nome surge quase que automaticamente na cabeça dos internautas: Google. Segundo dados da empresa de monitoração de tráfego Hitwise, a companhia detém 70,95% do mercado mundial de buscas.

Mas o que pouca gente sabe é que existem ferramentas que podem ser até mais eficazes que o próprio Google.

São os chamados metabuscadores, programinhas que varrem a internet em busca de informação utlizando vários sites de pesquisa ao mesmo tempo.

O Gluwi ( gluwi.com.br ) é uma alternativa brasileira num mercado dominado por sites estrangeiros. Ele pesquisa nos sites YouTube, Google, Wikipedia, Flickr e nos principais jornais do Brasil. Há ainda versões em inglês e espanhol.

A interface é limpa e amigável -o Gluwi mostra tudo na mesma aba do navegador, mas os resultados dos sites não se misturam -são exibidos em janelas separadas para facilitar a visualização. O aplicativo oferece ainda previsão do tempo e horóscopo.

Algumas opções
Para utilizar os bancos de dados do Google, do Yahoo! e do Bing simultaneamente, consulte o Dogpile ( dogpile.com ), o Clusty ( clusty.com ) ou o Metacrawler ( metacrawler.com ). O Clusty mostra resultados em português.

O Sidekiq ( sidekiq.com ) compila uma quantidade impressionante de ferramentas, além de facilitar a pesquisa avançada do Google, pré-inserindo códigos no campo de busca que podem ajudar bastante o usuário a encontrar arquivos específicos, como apresentações, livros e músicas.
O ChaCha ( chacha.com ) e o Mahalo ( mahalo.com ) seguem a linha do Yahoo! Respostas ( br.answers.yahoo.com ). A ideia é montar um banco de dados com informações geradas pelos próprios internautas.

Busca social
Se a intenção é saber o que as pessoas estão falando em tempo real sobre um determinado tema, o Who's Talkin (whostalkin.com) é o endereço certo. Ele é capaz de realizar buscas em sites como Twitter, Wordpress, Facebook e MySpace, entre dezenas de outros, e mostra apenas o que foi publicado no momento em que a pesquisa foi feita. (AO)

Fonte: Folha de S. Paulo
Imagem: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário