quinta-feira, 4 de março de 2010
Museu Virtual sobre vida e obra de José Américo já está na rede mundial de computador
Nos 30 anos de morte do escritor, ministro e governador José Américo de Almeida, a Fundação que tem seu nome ganha o Museu Virtual José Américo. O endereço na rede mundial de computadores é http://museuvirtualjoseamerico.pb.gov.br/ . Na Internet internautas de todo o planeta poderão ter acesso a cerca de 500 mil documentos, toda a obra do escritor e político Patrono da Fundação Casa de José Américo (FCJA) com sede na avenida Cabo Branco, orla de João Pessoa. O lançamento do museu virtual ocorreu na noite desta quarta-feira (3), na FCJA. O evento marca as homenagens aos 30 anos de falecimento do escritor, celebrado no dia 10 de março.
A autora do projeto do museu virtual sobre José Américo é a pedagoga Mabel Ribeiro Petrucci, que é funcionária da Fundação. O trabalho foi financiado pelo Fundo de Incentivo à Cultura, a Lei Augusto dos Anjos, que tem a gestão da Sub-secretaria de Cultura do Estado. À época, o projeto custou R$ 19,5 mil e é fruto da sua dissertação de Mestrado. O internauta clicando em ‘Passeio Virtual’, percorre todos os ambientes da Casa de José Américo, desde os jardins até os cômodos, mostrando o quarto, as salas, a biblioteca e todo o acervo. O museu virtual também disponibiliza alguns áudios com José Américo, a exemplo de um discurso no Congresso Nacional, um jingle da campanha eleitoral e um discurso no Festival de Areia.
Na página do site o seguinte texto define o papel do museu “O museu é um espaço institucional permanente a serviço da sociedade e que tem um caráter educacional não formal, caracterizado pelo conhecimento descentralizado, simbólico e participativo, de motivação pessoal, que prima pela preservação, valorização e divulgação de todo e qualquer acervo que abriga em suas dependências. O Museu Casa de José Américo é um exemplo cabal deste universo cultural vivenciado na representação material da história e memória do patrono da instituição, que foi um dos mais importantes representantes da nossa literatura e da nossa política”.
O subsecretário de Cultura do Estado, David Fernandes, avalia que o museu virtual sobre José Américo é mais uma ferramenta que ajuda a contar a história da Paraíba. Ele anunciou que a Subsecretaria está trabalhando em projetos para a construção de novos museus no Estado a exemplo do Museu da Cidade que vai tratar do Império e da República; o Museu da Colônia; o Museu da Revolução, em Princesa Isabel e o Museu Sivuca. Esses futuros museus certamente terão a parte virtual na Internet.
Fonte: ClickPB
+
Homenagem: Fundação lança museu virtual
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O endereço correto do museu virtual é: museuvirtualjoseamerico.pb.gov.br
ResponderExcluirAtenciosamente
MabelPetrucci
Alteração efetuada!
ResponderExcluirObrigado pela dica Mabel!