quinta-feira, 1 de abril de 2010

Biblioteca Digital Europeia da Matemática em marcha

Antónia Marques

Está em curso, desde Fevereiro de 2010, o projecto EUDML, que irá, dentro de três anos, dar origem à Biblioteca Digital Europeia da Matemática. O Instituto Superior Técnico (IST) é a entidade coordenadora do projecto e a única instituição portuguesa a fazer parte, oficialmente, do mesmo.

O objectivo deste projecto é, segundo José Borbinha, professor do IST e coordenador do EUDML, «construi a biblioteca digital europeia de matemática. Este projecto vem na sequência de outros semelhantes que vem a ser produzidos por toda a Europa para construir bibliotecas digitais especializadas».

Em termos concretos, o projecto visa disponibilizar uma plataforma online que permita a consulta de todo o material que foi publicado na área da matemática, na Europa, nos últimos 200 anos, de artigos científicos, a revistas e livros. O acesso a estes materiais poderá ter vários níveis, uma vez que para além das questões tecnológicas, o projecto envolve questões relacionadas com o ciclo de vida da edição, e se alguns artigos poderão ser consultados livremente, outros haverá, até por serem mais recentes, que não estarão acessíveis online, ou estarão mas mediante algumas contrapartidas.

Sobre o facto do IST ter sido convidado para coordenar este projecto, José Borbinha, refere que tal se deve à competência tecnológica do instituto em projectos deste tipo. «A nossa competência é tecnologia e andamos sempre à procura de projectos onde possamos aplicar a nossa tecnologia, a nossa competência científica, e que nos permitam ir um bocadinho mais além. E este tipo de projectos que envolvem entidades internacionais, normalmente e envolvem soluções que não são triviais, não é fácil fazer coisas destas com a tecnologia de mercado, há sempre a necessidade de alguma customização, de adaptação da tecnologia às necessidades, o que faz com que se use muita tecnologia open source. E é esse o nosso papel».

Continuidade do projecto assegurada

O projecto, que tem a duração de três anos e um financiamento comunitário na ordem de 1 milhão e 600 mil euros, junta para além do IST, várias universidades europeias e sociedade de matemática de vários países, incluindo Portugal, assim como a Sociedade Europeia da Matemática, entidade da qual partiu a ideia.

Para o coordenador do projecto, para além das soluções tecnológicas, este trabalho envolve várias particularidades interessantes. «Uma das particularidades do projecto é a componente multilíngua. Em tecnologia já se adoptou o inglês como língua oficial mas em matemática ainda não e os autores publicam nas suas línguas naturais e isso vai ser um desfio, uma vez que a EUDML irá estar acessível em várias línguas e é necessário traduzir os documentos, alguns com mais de 100 anos, e que envolve formulas matemáticas, citações de autores, etc.».

Sendo este um projecto de dimensão europeia e que requer um grande trabalho de actualização e manutenção, uma das preocupações de José Borbinha, quando o convite lhe foi endereçado, era o futuro do mesmo. «Temos grande esperança que este projecto tenha sucesso. Normalmente nestes projectos os seus instituidores têm a ideia e vão à procura de financiamento mas depois de concluídos surge a questão de saber «quem toma conta da criança». Neste caso penso que esta questão já está solucionada, uma vez que será a Sociedade Europeia da Matemática a dar continuidade ao projecto e saber que assim é muito motivador».



Biblioteca digital portuguesa da matemática

Na calha, aproveitando as sinergias, está a criação da Biblioteca Portuguesa da Matemática. José Borbinha explica que «quem nos enviou o convite para este projecto foi a Sociedade Portuguesa de Matemática, e a determinada altura a sociedade manifestou-nos a sua vontade em a oportunidade para criar uma biblioteca digital portuguesa da matemática».

Esta será mais uma vertente a desenvolver pelo IST, que segundo, o coordenador do projecto, tem financiamento zero, mas que irá para a frente e será, posteriormente gerida pela Sociedade Portuguesa de Matemática.

O público-alvo do projecto EUDML são os investigadores na área da matemática, mas está prevista a criação de algumas soluções para tornar o portal mais atractivo para o público em geral, através da possibilidade de contar histórias a partir de informação matemática.

«As pessoas não se apercebem mas há muitos conceitos que hoje são ubíquos e que têm matemática por detrás e que hoje com a tecnologia podemos reconstruir essas histórias com sucesso», conclui José Borbinha.


Projecto: EUDML
Entidade: Instituto Superior Técnico (IST); Sociedade Europeia da Matemática
Responsável pelo Projecto: José Borbinha, IST
Tipo de Desenvolvimento: Interno
Parceiros: Université Joseph Fournier Grenoble 1; University of Birmingham; Fachinformationszentrum Karlsruhe; Masarykova Univerzita; University of Warsaw; Consejo Superior de Investigaciones Cientificas; Edition Difusion Press Sciences; Universidade de Santiago de Compostela, Instituto de Matemáticas; Institute of Mathematics and Informatics, BAS; Matematick Y Ustav AV CR V. V.I.; Ionian University; Made Media e, Centre National de la Recherche Scientifique
Contactos: www.ist.utl.pt


Fonte: iGov Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário