sábado, 10 de abril de 2010

Governo e empresários terão dados espaciais e de infra-estrutura em novo portal

O Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão lançou hoje [08/04] uma ferramenta que ajudará o Poder Público e a iniciativa privada a planejar e gerir de maneira mais eficiente investimentos e ações. O portal da Infra-estrutura de Dados Espaciais (Inde) integra dados geoespaciais produzidos por diversas instituições nacionais - como o traçado de uma rodovia para escoar a produção, a construção de uma usina hidrelétrica que garantirá acesso a energia em uma determinada região ou a instalação de um pólo industrial.

- Não ficaremos restritos às estruturas já existentes. O portal apresentará também o que é previsto pelos projetos em andamento, à medida que os dados nos vão sendo apresentados - informou o presidente do Instituto brasileiro de Geografia estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes.

O IBGE é o responsável por arrecadar, catalogar, compatibilizar e disponibilizar as informações no portal ( www.inde.gov.br ).

- Muitos investimentos poderão ser aplicados de forma mais segura a partir da análise das informações do portal - explica o presidente do instituto.

A base dos dados são os mapas do território nacional, com informações cartográficas, além de imagens de satélites. É possível acessar informações sobre bacias hidrográficas, matas, florestas, áreas de cultivo e de uso do solo, localização de escolas e de postos de saúde.

De acordo com o secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos do ministério, Afonso Almeida, o portal ajudará o governo no gerenciamento de políticas públicas.

- Sempre nos incomodou a cegueira com que a gente executava política pública no Brasil, do ponto de vista do espaço. Em países menores isso seria muito mais fácil.

Esse tipo de informação já vinha sendo produzida por diversos órgãos nacionais, mas acabava retida pela falta de uma interligação entre as entidades.

- Com o portal canalizaremos essas informações. É importante ressaltar que o que estamos lançando hoje não é um protótipo. É um portal que possui um leque de ferramentas que já estão funcionando, e que nos ajudarão a evitar, por meio de meta dados, a duplicidade de ações planejadas por órgãos públicos ou pela iniciativa privada - disse o diretor de Geociências do IBGE, Luiz Paulo Souto Fortes.

Segundo ele, o portal já está disponibiliza uma série de dados produzidos pelos Ministério do Meio Ambiente, pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), além do IBGE. O portal da Infra-estrutura de Dados Espaciais (Inde) é de acesso livre e está disponível também no site do IBGE: www.ibge.gov.br .

Fonte: Monitor Mercantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário