sábado, 22 de maio de 2010

Biblioteca Digital em questão


Entrevista que concedi a Letícia Peixoto do Instituto de Educação Superior de Brasília

Quais são as vantagens para o estudante de se instruir em uma biblioteca digital?
Acredito que a facilidade/velocidade no acesso as informações em seus diversos formatos (texto, áudio, vídeo, imagens etc) independente da localização do pesquisador, e ainda o qual não depende de um intermediário. Um bom exemplo, sãos os materiais de "literatura cinzenta", em especial as Teses e Dissertações de Universidades, que tem tido uma visibilidade nunca antes alcançada em bibliotecas tradicionais, pois ficavam confinadas em seus acervos locais. [Um excelente exemplo é o que acontece na Unicamp ]

A biblioteca digital seria um complemento para os estudos ou ela substitui completamente uma biblioteca de verdade?
Não acredito que as bibliotecas digitais substituirão as tradicionais, a biblioteca digital deve ser uma ferramenta tecnológica de extensão da biblioteca "tradicional", já que em sua maioria é desenvolvida com a participação de bibliotecários, que atuam como mediadores entre o físico e o digital.

Existe algum risco em relação aos direitos autorais para os autores que publicam suas obras?
Infelizmente a pirataria é um grande problema, e está disseminada na internet, porém não acredito que Bibliotecas Digitais, que em sua maioria, estão ligadas a grandes instituições, arriscariam colocar o nome e a história da instituição em risco por causa disso. Grande parte dos profissionais envolvidos tem conhecimento das leis que regem o direito autoral.

Qual a diferença entre biblioteca digital e biblioteca virtual?
Acredito que é somente uma questão conceitual, de nomenclatura, mas existem teóricos que dizem que biblioteca digital é uma extensão das bibliotecas tradicionais, as virtuais seriam desvinculadas de instituições físicas, porém, na prática acontece que os exemplos atuais existentes são muito similares, dificultando encontrar diferenças entre elas.

Que nota você dá para a divulgação do governo sobre as bibliotecas digitais e porque?
Difícil avaliar, mas as iniciativas por parte do governo tem sido louváveis e tem felizmente alcançado um público cada vez maior, o portal Domínio Público é uma dos principais chamarizes de público, apresentando informações digitais fantásticas.

Com a evolução das bibliotecas digitais, você acha que as bibliotecas reais poderão cair no esquecimento ?
As "bibliotecas" que são apenas "depósitos" de materiais velhos e desatualizados, estas sim, não só vão, como devem cair no esquecimento. Apenas sobreviverão as modernas bibliotecas que possuem tecnologia de ponta onde muitos de seus usuários vão ter seu primeiro contato com acervos digitais através dos terminais oferecidos. Para citar três exemplos de bibliotecas construídas recentemente que possuem uma gama variada de serviços ao público, além, é claro, de recursos tecnológicos de vanguarda, a Biblioteca de São Paulo (Brasil), a Biblioteca de Seattle (EUA) e Biblioteca de Deusto (Espanha)

Imagem: Master New Media

4 comentários:

  1. Eis um grande Mediador do físico para o digital, este rapaz com a qual trabalhei por alguns anos, sempre passou estes valores do mundo da Biblioteca, creio que as bibliotecas digitais são otimas, mas são limitadas quando encontramos profissionais que além de um conhecimento vasto, podem acrescentar valores que o mundo web não transmiti. Muito boa a entrevista! Raramente concordo contigo e você conhece nossos debates rsr, mas conhecendo o seu profissionalismo e sua pessoa, vejo o quanto este mundo de biblioteca digital só ter a perde se tentar excluir as bibliotecas "tradicionais".

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Dr. pela entrevista!
    Você é um dos que fazem a diferença no mundo!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Caro Bob Maquiavel, muitos "discordam" mas o finado G.F. Hegel já dizia que a contradição de ideias e eventos que se relacionam é o que molda a realidade...vai saber...

    :-)

    ResponderExcluir