quinta-feira, 20 de maio de 2010

Jardim Botânico do Rio de Janeiro lança lista de espécies da flora brasileira


Pau-brasil é uma das espécies que deve fazer parte da lista

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro lança nesta sexta-feira (21/05) uma lista das espécies da flora brasileira. O conteúdo poderá ser acessado pela internet e reunirá informações de mais de 41 mil espécies de plantas.

A lista começou a ser elaborada em setembro de 2008. Um comitê foi formado e informações de outras listas parciais, oferecidas por diversas entidades, foram utilizadas. Os dados foram migrados para o sistema desenvolvido pelo Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA).

Em 2009, cerca de 400 especialistas, brasileiros e estrangeiros, trabalharam na realização da nova base de dados, fazendo a inclusão de informações inéditas e a correção das que já estavam disponíveis. A lista é um dos compromissos assumidos pelo Brasil com a comunidade internacional. Como signatário da Convenção sobre a Diversidade Biológica, o país tem ainda outras 15 metas a serem alcançadas, que fazem parte da Estratégia Global para a Conservação de Plantas.

Segundo o Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a única compilação desse porte data do período de 1846 e 1906, quando foi editada a Flora brasiliensis, por von Martius, Eichler & Urban, com 22.767 espécies. O sistema online apresenta 41.123 espécies da flora, sendo 3.633 de fungos, 3.521 de algas, 1.522 de briófitas, 1.176 de pteridófitas, 23 de gimnospermas e 31.248 de angiospermas.

O usuário encontrará informações sobre a distribuição geográfica por região, poderá consultar também sinônimos utilizados para cada espécie e quais são de ocorrência exclusiva no Brasil.


Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário