terça-feira, 1 de junho de 2010

Banco de dados na web de fungos e nematóides brasileiros completa 8 anos


O levantamento bibliográfico de fungos e nematóides ocorrentes no Brasil, realizado desde 1999 sob a supervisão das pesquisadoras da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Marta Aguiar Mendes, Renata Tenente (já aposentada), Arailde Fontes Urben e dos pesquisadores Vilmar Gonzaga e Dilson Costa completou em abril oito anos de disponibilização via Internet.

Os dados estão armazenados no banco de dados denominado AIQCEN, cujos usuários são principalmente pesquisadores e demais profissionais da área de fitossanidade. Esse tipo de informação agiliza o diagnóstico e controle de pragas.

No banco de dados AIQCEN estão registradas aproximadamente 7 mil espécies de fungos ocorrentes em cerca de 3.800 espécies de plantas e aproximadamente 370 espécies de nematóides ocorrentes em cerca de 800 espécies de plantas. Há também a informação dos estados brasileiros onde se verificaram suas ocorrências. Todas as referências bibliográficas utilizadas no levantamento também estão disponíveis no banco de dados.

Desta forma, por meio da Internet é possível realizar consultas diversas que respondem, por exemplo, à perguntas do tipo "quais os nematóides citados na cultura da banana nos estados de São Paulo e Paraná", ou então "quais são as plantas hospedeiras do fungo do gênero Alternaria e em que estados brasileiros registra-se sua ocorrência" ou ainda "quais são os fungos e nematóides relacionados à cultura da cana-de-açúcar na região Nordeste"?

O programa de levantamento bibliográfico AIQCEN foi desenvolvido pelos analistas do Setor de Informática da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Gilberto Hiragi e Luis Palhares em 2002, ano em que também foram desenvolvidas e disponibilizadas para o público as páginas de consulta via Internet com a tecnologia ASP (Active Server Page) da Microsoft.

Em abril de 2005 os analistas implantaram no programa de consulta um contador de visitantes às páginas. Desde então, aproximadamente 8 mil internautas fizeram cerca de 14 mil consultas ao AIQCEN. "Para o ano de 2010 a proposta é reescrever o AIQCEN de modo a abranger, além dos levantamentos bibliográficos de fungos e nematóides, levantamentos de insetos, ácaros, vírus, plantas infestantes e bactérias", afirma a pesquisadora Marta Aguiar Mendes.

Para consultar o banco de dados é só acessar a página da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e clicar nas opções Segurança Biológica/Base de Dados e escolher a página de levantamento de fungos ou de nematóides.

Fonte: Agrosoft
via Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário