domingo, 6 de junho de 2010

Navegação ecologicamente correta: veja como

Sites ajudam a diminuir consumo de energia e emissão de CO2


Links desta matéria:
CO2 Saver
Blackle

Salvar o mundo pode ser trabalho demais para uma pessoa só. Mas e se nós disséssemos que mesmo aí, sentado na frente do computador, você pode ajudar um pouquinho o planeta? Separamos duas dicas bastante simples que ajudam a diminuir o gasto de energia do seu computador e, de quebra, reduzem a emissão de dióxido de carbono da máquina.

Esse aqui é o Blackle, uma espécie de versão ecologicamente correta do Google. O site não pertence à empresa, seus desenvolvedores apenas inseriram a ferramenta do buscador em uma nova página. Como você pode ver, todo o site é na cor preta, e é justamente essa a diferença do serviço. Ao evitar o uso das cores, principalmente do branco, o computador consome menos energia. E não precisa se preocupar com a eficiência, o resultado das buscas é exatamente o mesmo que você consegue ao entrar diretamente na página do buscador.

Nossa segunda dica é esse programa aqui, o Snap CO2 Saver. A intenção dele é parecida com a do Blackle, mas o funcionamento é bem mais abrangente. O aplicativo permite reduzir a emissão de dióxido de carbono não apenas durante o uso de uma página ou outra, mas no uso contínuo do PC. Por meio do Snap você pode configurar o momento de deixar seu computador em standby, desligar o disco rígido ou a tela. Aqui nas opções do programa você tem três níveis de redução de energia, cada uma com especificação diferente das outras. O mais legal de tudo é que o software contabiliza o quanto você, os outros do Snap e todo o resto das pessoas estão economizando de energia. Os dados são constantemente atualizados, olha só.

Mas antes de começar a usar o aplicativo você tem que garantir que a contagem aconteça corretamente. Para isso, você precisa vir aqui em “Options”, clicar em “Computer Details” e selecionar a configuração da sua tela. Pronto. Depois de um tempo você vai conseguir ver o quanto seu computador já ajudou a reduzir a emissão de gases poluentes.

E o programa não ajuda só o planeta, o Snap também economiza seu tempo com esse espaço aqui para buscas rápidas no seu site preferido. Para selecionar o site que você quer deixar programado para realizar as pesquisas é só clicar “Settings”, também dentro do botão de “Options”. Viu só? Agora você pode ser ecologicamente correto e ainda ter facilidades na sua vida online. Para testar nossas dicas e começar a sua navegação verde é só clicar nos links logo abaixo desse vídeo.


Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário