sexta-feira, 4 de junho de 2010

O impacto e o acesso à comunicação científica na América Latina e Caribe

A região da América Latina e Caribe (AL&C) apresenta em seu conjunto um desenvolvimento notável na área de informação e comunicação científica em saúde, considerando a capacidade e o desempenho alcançados no acesso, publicação, disseminação da pesquisa científica bem como em sua síntese e transferência para informar com evidências as políticas, programas e serviços de saúde.

A contribuição e o impacto da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) por meio da cooperação técnica do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) é significativo na promoção da informação científica e técnica qualificada, organizada, acessada e avaliada pelos índices bibliográficos que controlam e registram por meio de referências bibliográficas as publicações e documentos, que são identificados como literatura científica e técnica.

O núcleo principal da informação científica é constituído por artigos científicos que são produto de pesquisa, sejam estudos controlados, estudos de observação, relatos de caso, as revisões e síntese da literatura, artigos históricos, editoriais, etc. Este núcleo é complementado por uma miríade de outros tipos de literatura, como: as monografias e livros, anais de congressos, tese e dissertações, documentos governamentais, de organismos internacionais, de instituições de referência, Web sites e seus tipos de literatura, como o blog.

Em 2010, os principais índices de referência internacional de cobertura multidisciplinar de informação científica são: o Web of Science (WoS), produzido por Thomson Reuters Scientific, Scopus produzido pela Elsevier, Google Scholar e SciELO (Scientific Electronic Library Online). Na área da saúde, os principais índices são MEDLINE, que indexa a literatura científica internacional e a LILACS que indexa a literatura científica e técnica publicada em AL&C. LILÁS, além dos periódicos científicas indexa outros tipos de literatura como monografias, tese e dissertações, documentos governamentais, anais de congresso.

O panorama da informação em ciências da saúde em AL&C a seguir, compõe o ambiente e o contexto em que se desenvolve e opera a Rede BVS e suas Redes Associadas.

Acesso à informação científica e técnica indexada

AL&C é provavelmente a região em desenvolvimento com a melhor capacidade e infra-estrutura de acesso à informação científica e técnica em saúde. Esta avaliação considera tanto o acesso às referências bibliográficas como aos textos completos dos documentos.

Em 2010, estão disponíveis online na BVS, com acesso livre, as principais fontes de informação referencial da literatura científica em saúde gerada nacional, regional e internacionalmente, incluindo:

• LILACS – literatura científica e técnica Latino-Americana e do Caribe, sob a coordenação da BIREME, com atualização semanal;
• MEDLINE – literatura científica internacional, produzida pela National Library of Medicine (NLM) dos Estados Unidos, com atualização semanal;
IBECS - literatura científica e técnica da Espanha, sob a coordenação do Instituto de Salud Carlos III, com atualização semanal;
WHOLIS – literatura científica e técnica produzida pela OMS, incluindo os escritórios regionais, sob a coordenação do Library Information System (LIS) da OMS.
Biblioteca Cochrane – coleção internacional de evidências sobre a efetividade das intervenções sanitárias, produzida pela Colaboração Cochrane. Inclui as revisões sistemáticas Cochrane em inglês e espanhol.

Todas estas fontes somam mais de 18 milhões de referências bibliográficas que estão acessíveis livremente no Portal da BVS ( http://www.bvsalud.org/ ) com interface avançada de busca e navegação em espanhol, inglês e português. Em 2009 foram registradas mais de 6 milhões de buscas mensais.

Além disso, a maioria das redes nacionais e temáticas da BVS opera índices bibliográficos da produção nacional e de áreas temáticas. Portanto, um importante impacto da Rede BVS é o desenvolvimento de capacidades locais para o controle bibliográfico descentralizado seguindo metodologias e normas internacionais.

O acesso ao texto completo da literatura científica internacional

O acesso aos textos completos na BVS que complementa o acesso às referências bibliográficas se realiza seja via links online quando disponíveis na Web, ou recorrendo às coleções em papel das bibliotecas da Rede ou por meio de seu Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos (SCAD).

No entanto, é relevante comentar que a maioria dos periódicos científicos publicadas nos países desenvolvidos por editoras comerciais (publishers) ou por sociedades científicas são acessíveis por assinatura. Por exemplo, a produção científica de 2009 indexada em MEDLINE soma 738.901 referências, das quais apenas 69.714 possuem o texto completo com acesso livre, ou seja, menos de 10%.


Imagem: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário