quinta-feira, 24 de junho de 2010

Unesp ocupa sexto lugar em ranking ibero-americano de pesquisa

O Grupo SCImago, sediado na Espanha, publicou recentemente o Ranking Ibero-americano SIR 2010. A Unesp ocupa a sexta posição entre 607 instituições de pesquisa de 28 países, com dados do período de 2003 a 2008. Entre as instituições latino-americanas e do Caribe, a Universidade ocupa a quarta posição. “Isso corrobora o empenho de toda a comunidade científica da Unesp em gerar novos conhecimentos em pesquisa, tecnologia e inovação”, diz a pró-reitora de pesquisa, Maria José Soares Mendes Giannini.

O grupo SCImago avalia a produção científica na base de dados Scopus da Elsevier, a colaboração internacional, a qualidade científica, e a porcentagem das publicações nos melhores periódicos, ou seja, as de maior impacto.

O ranking aponta a USP em primeiro lugar, seguida pela Universidade Nacional Autônoma do México, Unicamp, Universidade de Barcelona (Espanha), Universidade Complutense de Madri (Espanha), Unesp, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), Universidade de Valência (Espanha), Universidade Autônoma de Madri e Universidade de Buenos Aires (Argentina).

Outras instituições brasileiras situadas entre as cinquenta primeiras são: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (13º lugar), Universidade Federal de Minas Gerais (16º), Universidade Federal de São Paulo (19º), Universidade Federal de Santa Catarina (33º), Universidade Federal do Paraná (39º), Universidade Federal de São Carlos (40º), Universidade Federal do Pernambuco (45º), Universidade de Brasília (48º) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (49º).

Dos 28 países contemplados, quatro tiveram mais da metade do total de 607 instituições avaliadas: Brasil (109), Colômbia (89), Espanha (85) e Argentina (49), seguidos por México (47), Chile (46), Portugal (33), Cuba (29), Peru (26), Venezuela (16), Costa Rica (12), Porto Rico (11) e Equador (10). Os quinze restantes tiveram cada um menos de dez instituições avaliadas.

Base de dados

O Grupo SCImago publicou no ano passado o Ranking SIR 2009 das instituições de ensino superior. Entre as 2.124 instituições de pesquisa de 84 países, a Unesp ocupou a 211ª posição e foi a quarta universidade brasileira mais bem colocada na avaliação.

O levantamento inclui vários indicadores de desempenho, como produção científica, visibilidade, colaboração internacional e impacto das pesquisas. Os dados foram construídos a partir da base de dados Scopus, da Elsevier, no qual foram incluídos dados de mais de 17 mil publicações de pesquisa no período de 2003 a 2007.

“Os rankings são ferramentas importantes de avaliação e desenvolvimento da pesquisa, além de servir como parâmetros para as políticas de ciência, tecnologia e inovação das instituições”, conclui a pró-reitora.

Fonte: Planeta Universitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário