quarta-feira, 14 de julho de 2010

Arquivos da Justiça de SP serão restaurados e digitalizados

Processos mostram mudanças na sociedade em mais de 200 anos. Tecnologia vai garantir acesso a inúmeras histórias curiosas.

Do G1 SP, com informações do Jornal Nacional

Uma parte da memória de São Paulo está sendo restaurada e vai virar arquivo digital. São milhares de processos que mostram as mudanças na Justiça e na sociedade em mais de 200 anos.

A memória da Justiça de São Paulo - dos séculos XVIII e CIX - foi transferida para o Arquivo do Estado. É uma rica fonte de pesquisa para os historiadores. São seis mil processos - muitos manuscritos -, que estão sendo limpos, restaurados e vão ser abertos à consulta pública.

Em breve, outros 24 milhões de documentos devem seguir o mesmo caminho. É a transição do passado para o futuro. Parte dos processos - amarelados, comidos pelas brocas - vai virar arquivo digital, e ficará disponível na internet. A tecnologia vai garantir o acesso a curiosas histórias de crimes, disputas comerciais e brigas de família.

A digitalização dos documentos vai facilitar o trabalho de pesquisadores. Para o funcionário público Daniel Friedmann, que estuda o funcionamento da Justiça no século XIX, o acesso ao material é uma chance de enriquecer a tese de doutorado. “Isso pode se traduzir em obras, livros de história, para as pessoas conhecerem um pouco o seu passado”, afirmou.

+

UFSCar encontra acervo de jornais e documentos do século XIX

Judiciário do Ceará já tem 60 mil processos em fase de digitalização

Nenhum comentário:

Postar um comentário