sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Google diz que há 130 milhões de livros no mundo


Há cerca de 130 milhões de livros no mundo. Concretamente, são 129.864.880 - pelo menos até o passado domingo, quando a Google fez a contagem...

Não falamos de exemplares: falamos de obras diferentes. O número é atingido no âmbito do projeto da empresa de criar a maior biblioteca digital do planeta - digitalizando todos os livros que existem. Para o fazer, a Google criou um método novo para fazer a contagem. E deu com este resultado.

O método utilizado é explicado neste blogue da Google. A empresa definiu o que considera ser um 'livro', tendo em conta o número de capítulos ou artigos que a obra possa conter. Os duplicados são depois eliminados cruzando os dados existentes em várias bibliotecas e catálogos do mundo.

Com este método, explica a empresa, chegou-se a um número próximo dos 600 milhões.

Depois a Google criou um algoritmo que comparou os conteúdos de cada publicação, eliminando assim obras idênticas que apenas diferiam no título.

A precisão desta fórmula matemática ainda não é perfeita, reconhece a empresa, mas permite chegar ao número que ronda os 210 milhões, pode ler-se no blogue.

Depois ainda houve mais um filtro: mapas e outras publicações que apareciam na lista mas não são classificadas como livros.

A maioria dos livros publicados hoje em dia têm um número de série - chamado ISBN. Mas este método só começou a ser usado a partir dos anos 60 do século passado - e essencialmente foi adoptado nos países ocidentais.

Por isso é muito difícil contabilizar tudo o que está publicado. E ainda mais o que já foi dado à estampa desde o tempo de Gutenberg, como pretende a empresa por trás do maior motor de busca do mundo.

A Google diz que já digitalizou cerca de 7 milhões de obras. Fica agora a saber que faltam 122.864.880

Fonte: Diário de Notícias - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário