quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O fim de uma era: Yahoo! se transforma em Bing

O Yahoo!, primeiro grande buscador da internet, lançado em 1994, dá lugar à tecnologia de busca da Microsoft, o Bing, lançado em maio de 2009.

O Yahoo! foi um ícone da internet na era "pontocom" (1995 ~ 2000), quando a crise das pontocom derrubou ações e fez a credibilidade dos negócios online ficar em crise por alguns anos.

É bom que se ressalte que a crise nunca foi da internet, mas do mercado financeiro e de investimentos, que viu na internet o pote de ouro no fim do arco-íris, ainda que muitas vezes sem um bom modelo de negócios para justificar os gastos milionários das empresas naqueles anos.

Feita a ressalva, voltemos ao Yahoo!. O Yahoo! não foi desde o início um excelente mecanismo de busca de sites. Ele era o mecanismo possível. Conforme as tecnologias de indexação e recuperação de informações avançaram nos anos 90, novos buscadores mais eficientes surgiram, como o Altavista, por exemplo. Mas o Yahoo! sempre evoluiu e se modernizou, mantendo-se na liderança ou vice-liderança do mercado por quase 15 anos. Isso não é pouco!

David Filo e Jerry Yang, os fundadores do Yahoo!, fizeram fortuna com o negócio de busca, ainda que o negócio principal do Yahoo! não fosem buscas, mas sim banners.

Apostando no modelo de site portalizado, que servia de portal de entrada no usuário para a internet, o Yahoo! reunia notícias, previsão do tempo, grupos de e-mail, serviços ao usuário, e-mail gratuito e buscas, entre N outros serviços relevantes até então.

Além do Yahoo!, a AOL era outra empresa que doninavao conceito de portal de entrada. No Brasil, muita gente vai se lembrar de receber dezenas de CD's da América Online pelo Correio. Não era o melhor modelo de negócios, mas era o mais disseminado.

Foi quando o Google iniciou sua escalada na virada no milênio que o modelo de site portalizado tão difundido na internet dos anos 90 foi questionado. Com uma interface limpa, cuja única funcionalidade era fazer uma busca, que o Google ganhou destaque. Não só por ter uma única funcionalidade, coisa que o Altavista também tinha, mas por ter resultados de busca muito mais relevantes.

Curiosamente, apesar de concorrentes, os fundadores do Yahoo! e os do Google sempre mantiveram uma amizade, ou no mínimo, uma relação de respeito e admiração mútuas. Quando o Google começou, recebeu apoio do Yahoo!

Anos depois, quando o Yahoo! enfrentou uma grande crise financeira, os fundadores do Google se ofereceram para doar uma grande quantia de dinheiro ao Yahoo!, para que a oferta da Microsoft não fosse a única alternativa para a sobreviência. Era o G. ajudando o Y!

Esta ajuda não era só gratidão, mas também uma questão de equilíbrio: se o Yahoo! fosse incorporado pela Microsoft, cedo ou tarde seria engolido e no final teríamos somente dois grandes buscadores: Bing e Google.

Se hoje o mercado já é polarizado em 3 grandes players, agora temos de fato somente 2 tecnologias: Google e Bing. O Yahoo! passa por hora a ser somente uma marca.

---
O Vice Presidente de Busca Senior de Busca do Yahoo!, Shashi Seth, divulgou uma carta comentando a troca de tecnologia. A carta é bem superficial, mas tenta esclarecer o ponto de vista do Yahoo! sobre o processo de troca.

Fonte: ITWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário