sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Site da Última Hora publica negativos do jornal



O site da Ultima Hora vai mudar – e crescer. No dia 27 de agosto, entrou no ar (veja link abaixo) um lote de 54.385 novas imagens originárias do acervo de negativos fotográficos do jornal. Além disso, também entraram no site mais 1007 ilustrações publicadas no UH. Para acompanhar o crescimento desse acervo digital, o site foi reformulado.

O Fundo Ultima Hora está sob a guarda do Arquivo desde 1990. Produzido entre 1950 e 1969, em negativo flexível e papel de gelatina e prata, o material que chega agora ao site provem do Setor de Arquivo Técnico (antigo Departamento de Arquivo Fotográfico) do jornal, no Rio de Janeiro. O objetivo final do Arquivo Público do Estado de São Paulo é digitalizar todos esses negativos.

A importância e a urgência da reprodução deste acervo podem ser avaliadas quando se sabe que o negativo flexível é um dos suportes mais frágeis da fotografia, vulnerável à deterioração própria do material plástico (nitrato ou acetato de celulose) e a interferências externas como poluição, variações de temperatura e umidade etc. Além disso, o negativo é de difícil consulta.

Muitas das imagens que foram reproduzidas no site são inéditas. Isso porque o resultado das missões fotográficas (pautas) para as quais foram produzidas era editado no jornal. Em outras palavras: ao chegarem à redação, várias fotos deixavam de ser publicadas, com base em critérios jornalísticos. Mas todas as imagens, mesmo as não-publicadas (muitas delas, com indiscutível valor histórico e/ou artístico) iam para o arquivo.

Para navegar neste acervo digital, o internauta contará com um instrumento de pesquisa com os campos “período”, “autor” e “palavra-chave”, facilitando bastante a busca. As imagens resultantes podem ser usadas livremente para fins didáticos. Com elas, o professor poderá explorar em sala de aula temáticas de importância central para a história brasileira recente. A única condição para o uso é citar a procedência (Arquivo Público do Estado de São Paulo) e o crédito do autor da foto.

As ilustrações também oferecem importantes pistas para o estudo da época, e principalmente da importância da UH no processo de modernização da imprensa brasileira. Ao contratar os serviços de ilustradores e chargistas como Caulus e Leon Eliachar, e oferecer aos desenhos espaço até na capa, o jornal apostava na valorização da parte visual e estética, de forma inédita na imprensa de até então. No site do Ultima Hora, o internauta pode pesquisar ilustrações e caricaturas por período, autor e título.

Acesse: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/uhdigital

Fonte: Arquivo Público do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário