quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Site do governo brasileiro tem obras de Machado de Assis e Shakespeare

Domínio Público traz também artigos científicos

Claudia Tozetto, iG São Paulo

O governo brasileiro mantém uma biblioteca virtual com conteúdo de domínio público em texto, áudio, vídeo e foto. Para se certificar que um conteúdo disponível na internet é legal, Dalízio Barros, consultor jurídico da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), recomenda que as pessoas consultem o acervo do site.

Entre os livros disponíveis para download no site Domínio Público estão a coleção completa de livros de Machado de Assis; “A divina comédia”, de Dante Alighieri; “Sonho de uma noite de verão”, de William Shakespeare; e “A metamorfose”, de Franz Kafka. A maior parte dos livros está no formato PDF.



"A divina comédia" é o livro mais baixado

Além de livros, o usuário encontra artigos, teses e dissertações registradas por pesquisadores brasileiros por meio do sistema da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Outra opção para encontrar livros grátis é o site do Projeto Gutenberg, mantido por voluntários do mundo todo. A maioria deles está disponível em diversos formatos, incluindo ePub, HTML, PDF e Mobi. O contingente de livros em português é pequeno, mas há muitas obras renomadas em inglês, como “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen; “Ulisses”, de James Joyce; “Moby Dick”, de Herman Melville; e “Drácula”, de Bram Stoker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário