sexta-feira, 10 de setembro de 2010

As (antigas?) respostas do Bing ao Google Instant

Geek

Microsoft já tem e demonstrou há tempos alguns protótipos do Bing que se aproximam bastante do recém-lançado Google Instant.

Por Rodrigo P. Ghedin

Lançado anteontem, o Google Instant promove uma grande mudança no modo como utilizamos o buscador. A tecla Enter, até então requisitada para cada nova query pesquisada, passa a ser pedida esporadicamente. Agora, na medida em que digitamos, os resultados surgem automaticamente abaixo, numa velocidade bastante aceitável.

Isso é novo? Se olharmos fora dos próprios sites de busca, não. Em agosto do ano passado, um ano atrás, portanto, o australiano Long Zheng, entusiasta Microsoft e dono do blog istartedsomething.com, criou um experimento muito similar ao Google Instant usando a API do então Live Search, hoje Bing, o The Real Live Search (istartedsomething.com/livesearch). Ainda está no ar, e mesmo após experimentar o Google Instant, o projeto caseiro de Zheng ainda impressiona por ser mais fluído e, de quebra, mostrar imagens misturadas aos resultados de páginas. Segundo seu autor, o código principal que faz a mágica levou uma noite para ser feito. Por que a Microsoft não implementou isso em seu buscador ainda?

The Real Live Search (Reprodução)

Mas não só. Num post recente, o próprio Long Zheng buscou uma palestra feita na WWDC desse ano, um evento da Apple. Trata-se de uma prévia do Bing usando HTML5. Nela, vemos transições suaves entre as páginas, informações dinâmicas aparecendo misturadas com informações com o simples arrastar do mouse, coisas que, em ambiente real, devem mesmo fazer a diferença. A palestra pode ser vista no YouTube pelo atalho youtu.be/Jhk-0fpeGGk.

E volta a questão: por que não temos isso ainda no Bing? A resposta mais plausível está em outro produto da Microsoft, o Internet Explorer. A versão atual, IE8, não consegue lidar com HTML5, nova linguagem de marcação que permite as inovações mostradas no vídeo acima. Especula-se que, durante esse mês, a nona versão, enfim compatível com HTML5 e outras linguagens e padrões modernos, será apresentada, dando, enfim, carta branca à equipe do Bing para fazer chover no buscador, já que a única possível amarra não mais existirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário