quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Biblioteca Nacional homenageia o JB com exposição

Exposição reúne grande acervo do primeiro jornal 100% digital do país Foto: Alice Melo

Alice Melo, JB Online


A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) realiza, até nove de outubro, a exposição Jornal do Brasil: do papel ao digital, que acontece no hall do 1° andar da sede da instituição, no Centro do Rio de Janeiro. A mostra, promovida pela Coordenadoria de Publicações Seriadas do órgão, traz uma seleção de edições históricas do centenário Jornal do Brasil que, no último dia 1º desetembro, migrou da versão impressa para a digital.

- É uma homenagem ao JB – declarou Maria Ione da Costa, uma das curadoras da exposição – Queríamos mostrar as coisas boas, os grandes marcos da história que o jornal cobriu e em que esteve presente.

A exposição oferece um panorama sobre a história de um dos periódicos mais importantes da imprensa nacional ao reunir capas de coberturas importantes que o JB realizou, como a célebre edição que trouxe na 1ª página o anúncio do AI-5 (em 1968), além dos marcos editoriais do jornal, como a criação do caderno B e a primeira edição da revista Domingo.

A idéia de fazer esta homenagem surgiu dos pesquisadores da FBN após o anúncio da migração do impresso para o digital. O acervo do JB, além de ser o maior acervo de periódicos da fundação, é o mais procurado por pesquisadores, de acordo com o último levantamento realizado em 2008. A busca pelas notícias dadas pelo JB em seus 119 anos de vida representa mais de 40% do índice de pesquisa geral de periódicos, se somado ao segundo colocado.

Segundo Alex da Silveira, que também trabalha na seção de periódicos, o número de pesquisas vem caindo depois que o JB firmou uma parceria com o Google para a digitalização de seu material.

- Quando chega alguém querendo pesquisar sobre o JB de 1930 a 1999, nós passamos o link e ele faz a pesquisa em casa – explica. – As pessoas que já têm esse link, nem vem mais aqui para outras consultas, elas buscam direto o que quiserem na internet.

Jornal do Brasil: do papel ao digital pode ser visitada de segunda a sábado, das 9h às 20h, na

sede da Biblioteca Nacional, localizada na Avenida Rio Branco, 219, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário