quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mais uma Novidade Na Busca Do Google: Busca de Blogs por Tópicos


A Google lançou de maneira discreta mais um novo recurso: a busca por blogs de qualquer tema. A empresa anunciou o novo tipo de busca no informe semanal de atualizações na busca da semana passada, e o blogueiro Bill Slawski afirmou que o lançamento pode estar relacionado a uma nova patente da Google.

Isto tem potencial para ser um serviço incrivelmente útil. Quantos de vocês já precisaram por motivos profissionais ou pessoais procurar uma lista dos blogs mais tops que estão falando de algo novo? Sei que muitas pessoas que eu conheço frequentemente possuem essa necessidade. Como ter acesso a esta busca? Ela funciona? Vejamos.

Como Pesquisar no Google os Blogs por Tema
O serviço Google Blogsearch tem destacado (colocado no topo da busca) alguns blogs relacionados a qualquer query acima da lista de resultados de uma busca por posts de blogs ou de palavras relacionadas. Mas esta nova busca é diferente, e destaca resultados diferentes.

Faça uma pesquisa na interface geral de busca web, google.com. Em seguida, se a opção “blogs” não aparecer como uma opção na barra lateral esquerda, clique no link “mais” para que ela apareça. Buscando por blogs por esta perspectiva, uma nova opção aparecerá na barra lateral: busca por posts ou blogs com a página principal que seja relacionada à sua busca.

Pesquisamos por blogs sobre web semântica, blogs sobre nuvem, sobre mídia social e mais. Todas essas buscas me deram várias páginas de fontes divididas pelo tópico. Imagino que em buscas diferentes, obteríamos diferentes graus de sucesso, mas estamos lidando com a Google – por isso deve funcionar bem.

Os Resultados das Buscas São Bons?
Os resultados de pesquisa deste recurso novo de busca por blogs foram do nosso agrado. Porém, o ranking desses resultados parece questionável. Quanto mais parecido é o título do blog com sua pesquisa, mais no topo o blog é mostrado nos resultados. Isto não é o melhor indicador de qualidade ou autoridade.

Agora que o diretório do blog Technorati se foi e ninguém conseguiu fazer seu trabalho tão bem, é ótimo ver ao menos uma nova opção. O fato de que a busca de textos completos é o método utilizado aqui, junto com algumas analises patenteadas dos sites, é ótimo. A patente que Bill mencionou (Indexação e recuperação de blogs, arquivada em Setembro de 2005), “descreve como pode criar um documento híbrido sobre um blog a partir de informações dos feeds XML, posts do blog, páginas com links desses feeds e posts como páginas de perfil,” segundo o próprio Bill.

Isso é ótimo. Mas acrescente um ranking mais efetivo, exportação OPML, aí sim ficará melhor ainda.

Vida longa à busca por blogs!


Fonte: ReadWriteWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário