quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Irã anuncia que vai lançar enciclopédia online sobre o islã

Clérigo afirmou que é importante colocar os muçulmanos na internet

Redação Época, com Agência EFE

O Irã anunciou que vai criar uma enciclopédia na internet exclusivamente dedicada a divulgar e esclarecer aspectos da filosofia e da religião islâmica. Batizada de Wiki-fiqh, o site será escrito por estudantes de seminários islâmicos. "A identidade dos autores será pública e eles farão parte de uma rede", disse o diretor do Organismo para a Propagação da Ideologia Islâmica, Mehdi Khamoushi.

Em declarações à agência de notícias local Mehr, Khamoushi afirmou que é importante colocar o islã na internet "em um momento no qual a rápida comunicação eletrônica conecta pessoas de todo o mundo". Khamoushi também falou bem de redes sociais e enciclopédias online como fonte de conhecimento e de discussão acadêmica.

A criação da Wiki-fiqh e a ideia de usar a internet para falar sobre o islã vai contra a prática das autoridades iranianas, que censuram sites para preservar os bons costumes. No Irã não se pode acessar livremente redes sociais como Twitter ou Facebook, nem mesmo ler sites sobre sexo, direitos da mulher e medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário