quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Microsoft e Facebook querem tornar buscas ´mais sociais´

Buscador Bing passará a usar informações de contatos da rede social para mostrar resultados

Célio Yano, de EXAME.com
Bing e Facebook: buscas mais sociais

A Microsoft e o Facebook anunciaram nesta quarta-feira (13) uma nova parceria que promete levar a busca na web a um nível mais social. O buscador Bing passará a levar em conta, em seu algoritmo de pesquisa, informações de contatos da rede social, tornando a página de resultados personalizada para cada usuário.

A novidade foi apresentada em uma coletiva de imprensa nos Estados Unidos, que contou com a presença de representantes de Qi Liu, presidente dos serviços online da Microsoft, e de Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook. A intenção é que os resultados de buscas feitas no Bing se tornem mais relevantes para o usuário a partir de recomendações feitas por contatos da rede social por meio do botão "Curtir".

É como se os amigos do Facebook ajudassem o Bing a mostrar quais resultados interessam mais para um internauta. Além disso, ao buscar pelo nome de uma pessoa, ao invés de ver uma lista de homônimos classificados aparentemente sem qualquer lógica, o usuário terá os resultados ordenados por proximidade com conexões que tem no Facebook. Amigos e aqueles que tem amigos em comum aparecerão em primeiro, e a partir do próprio Bing será possível adicionar um perfil à lista de contatos na rede social.

Segundo as empresas, os recursos estarão disponíveis inicialmente nos Estados Unidos, a partir das próximas semanas, e posteriormente chegarão ao restante do mundo.

Microsoft e Facebook

Não é a primeira vez que Facebook e Microsoft se unem em torno de um mesmo projeto. No fim de abril, as empresas apresentaram o Docs.com, uma plataforma de edição e compartilhamento de documentos na nuvem, concorrente do serviço Docs do Google. O aplicativo é baseado na tecnologia do Office, da Microsoft, mas utiliza o sistema de autenticação da rede social.

Em julho, a empresa fundada por Bill Gates anunciou o Outlook Social Connector, plug-in para o cliente de e-mails do Office que permite o recebimento e envio de mensagens do Facebook diretamente do aplicativo. Já em agosto, no lançamento da versão beta do Windows Live Essentials 2011, outra novidade: o comunicador instantâneo Live Messenger passou a conversar diretamente com o serviço de bate-papo do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário