quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Portal médico ajuda a decifrar corretamente exames com nomes incomuns


Se algum médico indicar que você faça um exame para saber o número de cetonas no sangue, provavelmente você vai ficar boiando. E se o especialista pedir Cistatina C, você vai achar que é uma nova vitamina para resfriado. Pior ainda se o doutor solicitar um Esfregaço de Sangue...

Qualquer que seja a indicação, o paciente curioso entrará nos mecanismos de busca e puxará pelos nomes esdrúxulos. Daí, ele pode achar de tudo e tirar conclusões precipitadas sobre sua saúde.

Para evitar que o “examinado” tenha preocupações excessivas e a até descabidas, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, SBPC/ML, com apoio da Câmara Brasileira do Diagnóstico Laboratorial, CBDL, trouxeram o Labtests On Line ( www.labtestsonline.org.br ), site de exames laboratoriais dirigido especialmente ao público leigo.

O LTO (Labtests On Line) é sucesso absoluto nos Estados Unidos e foi recém lançado no Brasil. O site traz informações precisas e científicas de mais de 300 exames, além de estados clínicos e doenças. O veículo também traz artigos médicos e notícias atualizadas sobre medicina e saúde e pode ser fonte de consulta para jornalistas e outros profissionais de saúde.

De acordo com Liliana Perez, presidente da CBDL, o site ainda não está 100% pronto, mas a expectativa é que esteja totalmente traduzido em até seis meses. “O Brasil vai dar uma personalidade própria ao site, ao incluir características da população brasileira a determinados testes, como doença de Chagas, malária e outras”, afirmou Liliana.

A propósito, o número de cetonas no sangue pode indicar uma doença chamada cetoacidose diabética. A Cistatina C é um exame capaz de monitorar a disfunção renal aguda ou crônica. E o Esfregaço do Sangue pode determinar o número e o aspecto das hemácias, leucócitos e plaquetas e identificar distúrbios no sangue.

Fonte: Revista Fator

Nenhum comentário:

Postar um comentário