sábado, 16 de outubro de 2010

Universidade de Coimbra: produção científica livre para todos


A Universidade de Coimbra anunciou sexta-feira que vai disponibilizar, a partir do final de Outubro, na internet e com acesso livre, toda a produção científica desenvolvida por estudantes, docentes e investigadores da instituição.

O Repositório Digital de Produção Científica da UC, criado em 2008, passa agora a contar com todas as dissertações de mestrado e de doutoramento, artigos científicos, capítulos de livros e comunicações em conferências.

As publicações registadas no Estudo Geral vão ser disponibilizados na íntegra, podendo ser pesquisáveis através do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, da Biblioteca do Conhecimento Online e dos motores de pesquisa mais conhecidos da internet.

«Além de contribuir para o aumento da eficiência do sistema de comunicação da ciência, pretende elevar o impacto e reconhecimento dos resultados alcançados pelos seus investigadores e autores dos trabalhos e artigos, bem como reforçar a sua ligação à sociedade», declarou a instituição, no que se refere à iniciativa promovida no âmbito da Semana Internacional do Acesso Livre da UC.

Através da iniciativa voluntária dos próprios autores foram disponibilizados até agora no Estudo Geral mais de 7800 documentos.

Fonte: IOL Diário - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário