segunda-feira, 8 de novembro de 2010

‘Copyright é como muro de Berlim’


Por Tatiana de Mello Dias - Link

A vice-presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes, criticou o atual sistema de direitos autorais. Para ela, a maneira como os mecanismos de proteção funcionam hoje são comparáveis a “uma série de muros de Berlim culturais”.

Neelie, que também é responsável pela Agenda Digital, defende uma revisão no atual modelo de propriedade intelectual. “É preciso olhar além dos próprios interesses nacionais e corporativos para estabelecer um novo enfoque sobre os direitos de autor”, disse ela durante uma conferência em Avignon, na França.

Segundo a vice-presidente, já 200 anos o copyright é uma ferramenta para remunerar artistas e criar indústrias criativas, mas neste momento, parece que se converteu em um “fim em si mesmo”, afastado do desenvolvimento tecnológico. Segundo Neelie, o atual sistema “dá um papel mais importante aos intermediários do que aos artistas, e deixa um vazio que é coberto por conteúdos ilegais, privando os artistas de sua merecida remuneração”.

Ela defende “um sistema que proporcione novas oportunidades para artistas e criadores, e novos modelos de negócio que se encaixem melhor na era digital”. A Comissão Europeia deve divulgar até o final do ano a sua posição oficial em relação ao tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário