terça-feira, 16 de novembro de 2010

"É difícil mudar o hábito de usar o Google", diz Microsoft

Por IDG News Service

Mesmo após investir milhões de dólares em comerciais e tecnologia para o Bing, companhia ainda vê Google liderar com larga vantagem.

Vencer um líder de mercado é realmente uma tarefa difícil, mesmo quando se investe centenas de milhões de dólares em desenvolvimento de produtos e marketing. Isso é o que o acha a Microsoft após, agressivamente, investir em comerciais e tecnologia para aprimorar o sistema de busca Bing.

"Temos um longo caminho a percorrer para alcançarmos aquilo que realmente queremos realizar", declarou Yusuf Mehdi, vice-presidente sênior da divisão Online Audience Business da Microsoft, em um painel durante o evento Web 2.0 Summit, em São Francisco, Estados Unidos (EUA).

"Realmente é difícil mudar velhos hábitos", comentou Mehdi, referindo-se à forte tendência da grande maioria dos internautas de primeiro acessar o Google antes de realizar uma pesquisa.

Google x Yahoo x Bing

Segundo dados divulgados em outubro pela empresa de pesquisa comScore, nos EUA, a companhia de Mountain View foi responsável por 66,1% das pesquisas feitas na Web no mês de setembro. O Yahoo ficou em segundo, com 16,7%, e o buscador da Microsoft em uma distante terceira colocação: 11,2%.

Comparando esses índices aos de maio de 2009, no entanto - quando o Bing ainda se chamava Live - vê-se que o mecanismo de busca da Microsoft está crescendo. Ele aumentou sua participação em 2,9%, mais que o dobro do Google, que progrediu em 1,2%. Mesmo assim, ainda é pouco. Nos Estados Unidos, somando a participação do Bing com a do Yahoo – pois ambos atuam juntos no país – e, não obstante, obtém-se apenas 28%. De fato, nas buscas nos computadores, o Google está muito na frente.

Aparentemente, as batalhas serão mais equilibradas em outros setores. Se nos PCs, o Google domina, na sala de estar, nas redes sociais e nos dispositivos móveis, a disputa acabou de começar. É a chance que o Bing tem para crescer e, se a Microsoft quiser ameaçar sua rival, não poderá desperdiçar essa valiosa oportunidade.

(Juan Carlos Perez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário