sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Teatro de revista e outras raridades na rede


Há alguns anos, fotos, filmes, desenhos, partituras, arquivos sonoros e textos de coleções especiais voltadas para a cultura brasileira, guardadas pela Fundação Nacional da Arte (Funarte), começaram a ser higienizados, acondicionados, catalogados e, enfim, digitalizados. Agora, esse acervo está sendo colocado na internet, no Portal das Artes.

A disponibilização desse conteúdo é fruto do trabalho da equipe do projeto Brasil - Memória das Artes, que tornou acessível o acervo do Centro de Documentação e Informação da instituição. Antes esse material só podia ser consultado na Biblioteca Edmundo Moniz, no Rio de Janeiro.

Entre curiosidades está a coleção dedicada ao teatro de revista brasileiro e ao produtor Walter Pinto, com os espetáculos de sua companhia, que fizeram sucesso entre os anos 1940 e 1960.

A equipe do portal também contextualizou o material por meio de textos e vídeos inéditos que acompanham cada tópico. Grande parte desse acervo ainda era inédita na rede, como é o caso dos shows do Projeto Pixinguinha, gravados desde 1977. - H. B.

Site: www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes

Fonte: Digitado a partir da Revista História Viva - n. 86


+ Portal das Artes: Funarte/MinC inaugura espaço virtual focado na interatividade e na disponibilização de conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário