quinta-feira, 25 de novembro de 2010

USP lança Instituto de Estudos Europeus no próximo dia 29/11

USP lança Instituto de Estudos Europeus no próximo dia 29/11
No próximo dia 29 de novembro (segunda-feira), a partir das 14h, a Universidade de São Paulo (USP), junto com a Delegação da União Europeia no Brasil, promoverão o lançamento do Instituto de Estudos Europeus, em cerimônia que será realizada na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Administração Central.


O Instituto tem como objetivo maximizar a cooperação bilateral entre o Brasil e a União Européia, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento da educação superior no Brasil, em temas de interesse mútuo.


Como escopo de atuação do Instituto, estão previstas ações como a criação de programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Doutorado em Estudos Europeus e de cursos de Especialização Lato Sensu nas áreas de humanidades e artes, ciências, tecnologia, saúde, biologia e política, planos de incentivo para projetos de pesquisa colaborativos Brasil-Europa, criação de uma biblioteca digital, realização de workshops, congressos anuais e fóruns de discussão.


A USP será a unidade gestora do Instituto e responsável por sua implantação, contando com a parceria da UNESP e Unicamp, além de cinco universidades federais (Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Piauí e Universidade Federal do Pará), e da associação e apoio de importantes universidades e institutos da União Europeia.


A criação do Instituto de Estudos Europeus é uma iniciativa que se insere no âmbito da parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia.


A Sala de Conselho Universitário está localizada à Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, em São Paulo.


Fonte: Sala e Imprensa da USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário