quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Acervo digital de Lâminas de Citologia, Histologia e Embriologia


Investigar a vida e desvendar os mistérios do funcionamento de um organismo vivo é uma atividade instigante, desafiadora e complexa, mas, ao mesmo tempo surpreendente e reveladora.

Revelar os mínimos detalhes estruturais de um ser vivo permite ao homem uma melhor compreensão de si mesmo e do mundo que o cerca.

Possibilitar que o conhecimento referente às células e à sua organização em tecidos que compõem nossos órgãos e sistemas seja disseminado tem sido uma prática constante por mais de 30 anos na Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade São Judas Tadeu.

Ampliar as possibilidades de disseminação do conhecimento é desafiador para todo Educador neste novo milênio e garantir que as informações se ajustem às novas tecnologias e atinjam um número maior de indivíduos é mais provocador ainda.

Caminhar nesse sentido é o grande objetivo desse material que ora apresentamos à comunidade em geral: disseminar os conhecimentos sobre células e tecidos, possibilitando que um número maior de indivíduos usufrua de um acervo de lâminas que vem sendo, ao longo dos últimos 33 anos, cuidadosamente elaborado por alguns profissionais da Universidade São Judas.

Organizar uma equipe de trabalho, selecionar as melhores lâminas, fotografar as imagens e elaborar o texto de apoio ao material foram os desafios enfrentados pelo Professor Júlio Fernandes durante a concepção e realização deste projeto e, brilhantemente, ao observarmos o produto final, é possível afirmar que os resultados superaram os objetivos.

Desfrutar das informações, imagens e estruturas, em seus diversos aumentos, aqui apresentadas abre algumas possibilidades: aos que nunca visualizaram uma célula ao microscópio a oportunidade da estréia; aos que já vivenciaram aulas de Biologia Celular, Citologia, Histologia ou Embriologia a alternativa de rever e analisar criticamente; aos que continuamente atuam nessa área, a possibilidade de contribuir para a melhoria do acervo por meio de sugestões e comentários.


http://www.usjt.br/acervolaminas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário