segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Arquivos compartilhados


Site reúne coleções em formato digital de várias instituições e disponibiliza documentos impressos

Renato Venâncio

Nos últimos anos multiplicaram-se os projetos de compartilhamento de arquivos, dando origem a impressionantes bibliotecas digitais. Um desses casos é o HathiTrust, que reúne coleções em formato digital de várias instituições.

No site, há várias formas de busca. Uma dica é utilizar o “Full-text Search”, marcando, logo abaixo de “Find”, a opção “Full view only” - escolhendo essas opções apenas os textos integrais são disponibilizados.

Seriam necessárias dezenas de páginas para explorar a potencialidade deste acervo. Por isso mesmo resolvi selecionar um exemplo. Trata-se da transcrição de documentos no Boletim do Arquivo Municipal de Curitiba, editado entre 1908 e 1932. Quem freqüenta bibliotecas brasileiras conhece a dificuldade em se encontrar publicações antigas de instituições arquivísticas. Por isso mesmo deve ser saudada a iniciativa da HathiTrust, que disponibiliza mais de 50 volumes do referido periódico.

O conteúdo do boletim paranaense é um manancial para estudos de história regional. Em suas páginas são reproduzidos milhares de documentos, registrando o dia-a-dia da câmara municipal curitibana, de 1693, época de sua fundação, até meados do século XIX.

Basta abrir um volume qualquer e consultar o índice para se perceber a importância da publicação. A estrutura funcional da câmara, por exemplo, é retratada em detalhes, sendo possível conhecer as atribuições locais dos cargos, como no caso dos “juízes ordinários”. Os termos de vereança (consolidando as decisões tomadas nas reuniões dos vereadores) também são reproduzidos.

Em vários volumes do boletim, a estrutura comercial de Curitiba colonial é registrada nas “licenças, alvarás e fianças”.No que diz respeito à história política nacional, cabe destacar a percepção local da Independência do Brasil.

Por outro lado, a elevação de Curitiba à capital provincial é sistematicamente capturada pela documentação: somente em 1853, Paraná se torna “independente” de São Paulo.

Conforme mencionamos, esse acervo digital permite o aprofundamento da história regional. Aliás, cabe sublinhar que a história urbana de Curitiba é bastante representativa, pois a maioria das vilas e cidades do Brasil colonial teve população e atividades econômicas do porte do núcleo paranaense. Além desses méritos, o boletim curitibano facilita o uso de documentos em sala de aula, permitindo, inclusive, o download de páginas.

Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário