sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Google e Harvard lançam nova ferramenta de busca de livros

Resultado gráfico de uma busca com a ferramenta Ngram Viewer. Crédito: TG Daily.

Novo tipo de busca pode proporcionar estudos mais quantitativos para as Ciências Humanas.

Por Daniel Pavani - Geek

Uma parceria entre a Google e a Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, resultou em uma nova ferramenta de busca com uma base de dados de mais de 5 milhões de livros em 6 idiomas, por enquanto. A ferramenta poderá identificar padrões culturais da humanidade no decorrer da história.

A nova ferramenta, chamada Google Books Ngram Viewer, foi lançada ontem e descrita em um artigo na revista Science (tiny.cc/td0rd). Ela utiliza um método de modelagem chamado N-gram, que possibilita buscas em sequências de linguagem natural.

Com a Ngram Viewer, usuários poderão realizar buscas como O interesse na evolução esteve em constante crescimento nos últimos 150 anos?, ou mesmo Super-heróis sempre buscaram salvar o mundo?. Este tipo de busca pode representar uma nova forma de abordagem para os estudos em Humanas, com uma aproximação mais quantitativa das informações, comenta o site da Scientific American.

A base de dados analisada passa de 5 milhões de livros digitalizados, publicados em chinês, inglês, francês, alemão, russo e espanhol. A equipe de Harvard está chamando a nova técnica de culturomics (algo como culturomia, em português), já que a cultura “é algo que você pode estudar como a evolução na biologia”, afirma o pós-doutorando Jean-Baptiste Michel, do departamento de psicologia de Harvard.

A Ngram Viewer permite que o usuário faça gráficos da evolução do uso de determinadas sentenças, por exemplo, analisando os padrões culturais da humanidade em relação a determinados assuntos, explica o site do TG Daily.

Jon Orwant, gerente de engenharia, afirma que a grande vantagem da ferramenta estar online, disponível para todos, é que qualquer pessoa pode fazer uma busca pelas mais de 500 bilhões de palavras e fazer uma nova descoberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário