quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Partilhar conhecimentos sobre doenças crónicas


 Pedro Miguel Fernandes - iGOV

As doenças crónicas afectam milhões de pessoas em todo o mundo e são muitos os profissionais de saúde que se especializam nesta matéria. Na Andaluzia foi criada uma plataforma onde estes especialistas podem partilhar conhecimentos em modo colaborativo.

Nascido no início de 2008, o Observatorio de Prácticas Innovadoras en el Manejo de Enfermedades Crónicas Complejas (OPIMEC) foi criado pela Direcção Geral de Planeamento e Inovação na Saúde do Ministério da Saúde da Andaluzia com a ajuda de investigadores locais. Este portal on-line consiste numa plataforma onde todos os que estão envolvidos no combate às doenças crónicas, desde os médicos aos pacientes, passando por organizações e investigadores, podem partilhar as suas experiências.

Apesar de ter sido desenvolvido na região espanhola, os seus autores pretendem que o OPIMEC seja visto como uma comunidade global, onde especialistas de outros países possam participar e apresentar informação técnica e cientifica que possa ser útil a toda a comunidade e para a criação de políticas de saúde específicas para esta área. Para tal o portal recorre a uma lógica de Web 2.0, onde os membros se podem inscrever, como numa rede social, e apresentar documentos colaborativos ou conteúdos multimédia.

Baseado em open source

Tecnologicamente falando, o OPIMEC foi desenvolvido com base na ferramenta open source Django, utilizada para o desenvolvimento de aplicações Web. Esta permitiu incluir no portal diversas funcionalidades, como um directório com informação sobre práticas inovadoras, um glossário de apoio à identificação de práticas clínicas com linguagem comum, secções com notícias, documentos e outros recursos de interesse ou uma agenda de eventos.

Na vertente colaborativa, esta plataforma permite não só a edição de documentos em conjunto por parte dos especialistas, mas também promover o encontro entre os profissionais para debaterem assuntos relacionados com as suas áreas de intervenção e criar comunidades e fóruns para determinadas especialidades.

Casos de Espanha e não só

Tal como foi referido anteriormente, este observatório não se destina apenas a boas práticas espanholas e actualmente já é possível encontrar informação sobre exemplos originários da União Europeia e da América Latina, dois espaços geográficos com forte ligação ao país vizinho. Mas nem todos os projectos podem entrar no OPIMEC, apenas os que cumpram determinados requisitos, que os autores do portal consideram ser necessários para que as práticas sejam inovadoras.

Estes requisitos incluem a promoção de conhecimento sobre doenças crónicas, ter sido implementado com sucesso ou que tenha vindo complementar outras práticas presentes na instituição onde foi implementada, entre outros aspectos. Por exemplo, um dos projectos em destaque diz respeito a uma aplicação informática através da qual os profissionais de saúde da localidade de Aljafare podem aceder a informação clínica, analítica e radiológica de um hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário