quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Reforma no Arquivo Público irá sanar atraso de cem anos

Maior capacidade de armazenamento irá permitir que sejam consultados documentos que estavam espalhados por secretarias e autarquias estaduais desde 1910, quando foi realizado o último recolhimento maciço de papéis pelo órgão no estado

Mariana Zylberkan

Diário SP

O arquivo irá receber 90 quilômetros de documentos. Hoje em dia, a capacidade é de 10 quilômetros

Há cem anos, o Arquivo Público do Estado não registra um recolhimento maciço de documentos que guardam informações sobre a história de São Paulo e sua administração pública. "Esses papéis estão espalhados pelas secretarias do estado e autarquias públicas sem os devidos cuidados para sua conservação e armazenamento. Um dos principais órgãos que dão acesso à informação do estado está parado no tempo", afirma o coordenador do Arquivo Público do Estado Carlos de Almeida Prado Bacellar.

Tanta defasagem, porém, está prestes a ser atualizada. Uma reforma de ampliação no prédio do Arquivo Público do Estado, orçada em R$ 67 milhões e prevista para ser concluída em março, irá permitir a entrega de 90 quilômetros lineares de documentos produzidos pelo Poder Executivo estadual.

A obra, que teve início em outubro do ano passado, prevê a construção de um prédio de 23 mil metros quadrados projetado especialmente para um arquivo de grande porte.

Hoje em dia, o Arquivo Público do Estado tem capacidade de guardar apenas dez quilômetros lineares de documentos. A partir da reforma, o volume de material para consulta será multiplicado em dez vezes. "Estima-se que há cerca de 900 quilômetros lineares de papéis no estado de São Paulo esperando o devido tratamento e armazenamento. Desse total, porém, apenas 20% é considerado de interesse público."

No meio da papelada, há desde ofícios, que mostram as correspondências entre governantes, até autos de crimes.

De acordo com Bacellar, esse investimento na entidade é considerado histórico já que um dos últimos aportes na preservação dos documentos históricos foi registrado no início do século passado, durante o governo de Washington Luís.

O atual investimento, na visão de Bacellar, está ligado ao processo de democratização no país nos últimos anos. "Cuidar dos nossos documentos tem a ver com uma gestão pública transparente."

Um milhão de documentos serão digitalizados
Além de ampliar o espaço de armazenamento, o Arquivo Público irá investir na digitalização do seu acervo no ano que vem. Atualmente, há 237 mil documentos que podem ser acessados via internet. A previsão é que, até o fim de 2011, esteja disponível mais um milhão de imagens de documentos e fotos históricas no site do Arquivo Público. "Essa medida irá facilitar ainda mais o acesso aos documentos ", afirma o coordenador do Arquivo Público do Estado Carlos de Almeida Prado Bacellar.

Além disso, Bacellar conta que a era da internet representa um dos maiores desafios para o sistema de organização e armazenamento de arquivos.

Por isso, está prevista a elaboração de um manual para o envio de emails que deverá ser seguido pelos funcionários públicos. "Essa padronização irá facilitar o armazenamento dessas informações, já que a grande maioria dos dados são trocados via email."

Ainda sem data prevista para entrar em vigor, o início do armazenamento dos documentos terá que driblar um hábito comum. "Há uma mania de misturar informações pessoais com conteúdos de interesse público nos emails. Separar esses dois aspectos será um dos nossos maiores desafios", diz o coordenador do Arquivo Público.
Limpeza do ar é crucial para o armazenamento
Para garantir as condições ambientais ideias, o novo prédio do Arquivo Público terá um ar tão limpo quanto o de um laboratório de análises clínicas. Essa medida, de acordo com o coordenador do Arquivo Público do Estado, é essencial para conservar a qualidade dos papéis e mantê-los longe da ação de pragas e insetos.

237
mil documentos na internet

Lei proíbe descarte de papéis públicos
Nenhum papel que tenha conteúdo de interesse público pode ser jogado no lixo sem a devida avaliação do Arquivo Público. Por isso, um dos maiores desafios será separar o que realmente vale a pena ser armazenado. "Temos critérios, mas inevitavelmente teremos perdas. É um risco que corremos", diz Bacellar.

Exposições virtuais no site do Arquivo Público
O acervo digitalizado do Arquivo Público vem sendo utilizado para organizar exposições virtuais no site http://www.arquivoestado.sp.gov.br/ . É possível ver documentos e fotos da Revolta da Chibata, que marca a celebração do centenário deste fato histórico, completo neste ano.


67
milhões de reais é o orçamento da obra

Nenhum comentário:

Postar um comentário